Na quarta-feira (05), teve início as aulas na rede municipal de Palmas, ao todo são cerca de 5.700 alunos, informou a Secretaria de Educação. Nas proximidades das instituições de ensino movimento atípico, pais apreensivos, alunos felizes, para os que irão começar sua trajetória escolar tudo é novidade e para os outros é o momento de colocar em dia as conversas.
A diretora da escola Nerasi Menin Calza, Juraci Ramos de Lima (Nina), ressaltou que todo ano começa de forma desafiadora, para a escola com a organização se preparando para receber as crianças, ”mas também é desafiadora para os pais, porque eles deixam na escola o seu bem mais precioso. Mesmo que o aluno seja ou não do primeiro ano, a expectativa sempre é nova”, mencionou ela e frisou que a intenção é deixar o ambiente escolar com uma cara nova e atrativa. ”Estive observando as salas e fazendo o registro das atividades dos professores, o primeiro dia é acolhimento. A criança precisa se sentir bem no espaço físico, para depois a presença do professor. Essa acolhida é fundamental para a aprendizagem. Nos próximos dias teremos um período que chamamos de nivelamento, é quando vamos conhecer a criança e a sua bagagem pedagógica, daí para frente se inicia um trabalho para as aprendizagens”, informou ela.
Acrescentou também que a escola teve uma grande reforma nos anos anteriores, “por ser um espaço físico muito utilizado, gera danos, é um banheiro, uma tomada, um computador, etc, que necessita de manutenção. A cozinha está passando por uma pequena reforma, mas, hoje, já tem alimentação certinha, seguindo o cardápio para as crianças. Os pais podem ficar tranquilos. Alguns móveis foram remanejados, toda essa estrutura é preparada para receber as crianças”.
Explicou ainda que o cardápio é direcionado pela nutricionista da Secretaria de Educação. “Servimos o alimento no horário do intervalo, dividimos as turmas, pelo volume dos alunos ser grande, ao todo, são 751”.