Catarinense sonha entrar para o Livro dos Recordes
Colecionar é algo que faz parte do cotidiano de muita gente, que vê no ato de guardar objetos uma fonte de prazer e de felicidade. Desde coisas pequenas, como selos, cartões, figurinhas, latas de cerveja e refrigerante, bonés, canetas, chaveiros, até grandes objetos, como carros, por exemplo; o importante é sempre ter algo “novo” e “diferente” para somar aos demais.
Porém, uma coleção em especial chama a atenção dos moradores de Treze Tílias, em Santa Catarina. Apaixonado por canecas de chopp, Leonardo Boesing começou a colecionar o objeto há 35 anos, quando encontrou 130 canecas jogadas no lixo de um clube da cidade e decidiu pegá-las para decorar o seu restaurante. A partir disso, parentes, conterrâneos e até turistas contribuíram com doações de canecas, aumentando consideravelmente a quantidade, chegando hoje à marca de 6.500. Segundo o aficionado por canecas de chopp, o mais antigo de sua coleção data de 1962, contando com uma enorme variedade de tamanhos, cores e formatos de canecas vindas de diversos lugares do Brasil e, inclusive, de outros países, Alemanha, Canadá, Chile e até da África. A maior de todas tem capacidade para 4,7 litros de chopp e a menor cabem no máximo duas gotas. Até o renomado colecionador brasileiro Cláudio Nogueira já contribuiu com Leonardo.
Com seu carisma e sua simpatia, o catarinense descendente de alemães tem ganhado holofote no mundo dos colecionadores brasileiros, fazendo com que muitas pessoas queiram contribuir de alguma forma com a sua coleção.
O maior sonho de Leonardo é entrar para o Guinness Book, contudo por enquanto apenas acredita-se que Boesing seja o maior colecionador de canecas de chopp do Brasil, devido aos seus relatos e às suas histórias, sem uma comprovação técnica.
“Quanto mais melhor. Tem espaço para muita caneca ainda”, concluiu o colecionador, sempre entusiasmado ao falar de sua paixão.
Contribua com a coleção
Se você tem canecas de chopp em sua casa e está querendo “se livrar” delas ou pode simplesmente contribuir com a coleção de Leonardo, ele pode ajudar, recebendo a sua doação de braços abertos. É só enviar pelos Correios, para o endereço Rua Domingos Perondi, bairro Lidner, CEP 89.650-000, Treze Tílias – SC, ou entrar em contato via e-mail: eliasboesing@aol.com ou pelo fone (49) 9 9974-7480.