Langaro e Lagarto comentam sobre vitória nas eleições municipais

Langaro e Lagarto comentam sobre vitória nas eleições municipais
Programa Direto ao Assunto
Compartilhar
erinéia

Em sua primeira entrevista à TV A após as eleições, o prefeito e o vice-prefeito eleitos de Palmas, Daniel Langaro (PSD) e Edson Lagarto (PP), respectivamente, conversaram com Alemão do Jornal de forma descontraída sobre a campanha, os desafios e as primeiras ações que pretendem implementar no município.

“Quero dar uma saudação muito especial, um “boa noite” muito especial aos mais ou menos 50 mil habitantes de Palmas, nossa querida gente. Em especial, aos 13.360 eleitores que acreditaram na nossa proposta, que não caíram em Fake News e deram esse crédito para Langaro e o Lagarto, para que a gente possa fazer de Palmas uma cidade próspera, uma cidade feliz”. Assim iniciou o prefeito eleito saudando a população e agradecendo os votos recebidos e o apoio das famílias.

O vice-prefeito eleito também fez seus agradecimentos e contou um pouco de sua história, avaliando a eleição como resultado de um trabalho honesto e digno. “Nós só temos que agradecer a Deus. A gente batalhou tanto, desde pequenininho, para poder alcançar nossos objetivos, e Deus nos permitiu honestamente, sem falar mal de ninguém, sem pisar em ninguém, e nós chegamos. O pouco que temos foi conquistado com muita dignidade, com muito trabalho”, disse Lagarto.

Relacionamento

Acerca do relacionamento entre prefeito e vice, a dupla garantiu união e respeito ao longo de todo o mandato, quebrando o estigma de que em Palmas todos os gestores rompem relação com seus vices, afastando-os da administração. “Eu quero deixar bem claro que nós queremos fazer diferente. O Lagarto não será aquele vice que fica de estepe do Prefeito. Ele será quase um Prefeito também. Lógico que a legislação exige que o Prefeito assine documentos, mas ele estará prestando serviço na prefeitura. Porque isso é o acordo que nós temos, acordo de cavalheiros. Se precisar ele ser nomeado para um cargo eu faço isso com o maior prazer, porque eu quero que ele esteja junto”, disse Langaro, destacando que ele e o Lagarto têm personalidade e valores semelhantes, o que facilita o bom relacionamento.

Uma das características que Daniel destacou de sua personalidade é a resiliência, que o levou a analisar o partido em que estava filiado e alguns aliados do grupo, levando-o a mudar. “Com essa característica da resiliência apareceram oportunidades para se filiar ao PSD, que é o partido do governador. Fui convidado por ele. E a oportunidade fantástica de ter o meu irmão Lagarto junto conosco”, ressaltou.

Lagarto comentou sobre críticas que recebeu ao longo da campanha acerca de sua profissão (mecânico), e enfatizou se sentir orgulhoso dela, não se deixando abalar por comentários maldosos. “A gente fica triste, sentido por dizer que a profissão de mecânico é fácil e que a pessoa não tem capacidade para ser um vice-prefeito. Porque eu ando engraxado, com muito orgulho. Defendo minha profissão, defendo meus companheiros de profissão, os mecânicos, os borracheiros, os motoristas, os eletricistas, a pessoa que trabalha na fábrica, aquele que colhe batatinha, que colhe maçã”, esclareceu o futuro vice-prefeito de Palmas. 

Primeiras ações

De acordo com Langaro, a intenção é, ao longo desses próximos três meses restantes, fazer a transição e a integração do governo, e a primeira atitude é ficar por dentro de como andam as contas da Prefeitura, de onde vêm os recursos e onde são aplicados. Em seguida, se debruçar sobre o Plano Diretor Municipal e suas alterações necessárias para o desenvolvimento de Palmas. “Temos que mexer no Plano Diretor, e deve ser feito com muita cautela e muita seriedade, porque o Plano Diretor foi feito por uma empresa de fora, e ainda está em meia viagem, mas deverá ter algumas alterações, talvez desde já, que os atuais vereadores vão mexer. Então, as leis que precisarão ser usadas para mudar o plano diretor serão a nossa prioridade”, frisou o futuro Prefeito, salientando que todos os demais trabalhos continuarão sem interrupções.

Secretarias

O principal critério na escolha dos futuros secretários, diretores e assessores, segundo o Prefeito eleito, será a capacidade técnica, priorizando o conhecimento da área ou setor que a pessoa ocupará. Após isso, com todas as equipes formadas, o governo municipal fará a chamada “Análise SWOT’’, uma técnica de gestão que ajuda a identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de uma empresa, projeto ou instituição, estabelecendo metas a serem alcançadas pelo poder público.

“Com tranquilidade, nós vamos tomar conhecimento de como anda o fluxograma e o organograma da Prefeitura e vamos tocar de maneira que o munícipe tenha prazer de ir lá, até para pegar um boleto de pagamento, que a pessoa chegue lá e diga assim, “olha, eu vim pegar para pagar meu IPTU, minha parcela, mas vim pegar com prazer; eu tenho certeza que o meu lote vai estar arrumado, eu tenho certeza que esse imposto será direcionado para o bem da nossa comunidade. Esse é o nosso objetivo”, disse Daniel Langaro.

Continuidade

O entrevistador retomou boatos que surgiram, de que Langaro e Lagarto dariam fim a importantes projetos e ações do atual governo municipal, Tarifa Zero, Restaurante Popular, a Clínica do Idoso, a Clínica da Mulher, a Upinha, a UPA, asfalto nos bairros e iluminação pública de LED, por exemplo. Segundo Lagarto, tudo isso não passa de mentiras propagadas pelos adversários para tentar iludir os eleitores, que não se deixaram influenciar. “Essa verdade é tudo mentira. Como sempre, usaram só de mentira. Como é que você vai fechar coisas que estão funcionando, que deram certo? Nós parabenizamos o Dr Kosmos por todas essas coisas boas que ele implantou em Palmas”, comentou.

Para o vice-prefeito eleito, a continuidade desses trabalhos é essencial para os munícipes e para Palmas. “Eu e o Daniel estamos acostumados a escutar tanta mentira. Isso mexe com a inteligência das pessoas. As pessoas são inteligentes, não caem nessas falácias, nessas conversas fiadas. Eu acho que tem que tentar melhorar, sempre tem coisa para melhorar”, disse Lagarto.

Saúde

Langaro frisou também, a importância de ajustes no convênio com o Instituto Santa Pelizzari para a ampliação da oferta de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), dando mais comodidade aos pacientes da saúde pública para que a maioria dos exames e consultas possam ser realizadas em Palmas, sem a necessidade de se deslocar a outros municípios.

Obras em andamento

Conforme o futuro gestor municipal, obras iniciadas na atual gestão e que serão concluídas na próxima terão os referidos créditos e reconhecimentos a quem buscou e implementou. “A inauguração da escola do Sesc, da Escola de Artes, da escola ao lado da Marini, nós que iremos inaugurar, mas não vamos tirar o mérito de quem conseguiu, então vamos inaugurar e dar os créditos para quem conseguiu, isso com tranquilidade”, destacou.

Câmara

Dos nove vereadores eleitos, seis são da coligação de Langaro e Lagarto. Langaro apontou a importância da cordialidade, do respeito e da independência entre os Poderes constituídos para que o município caminhe para frente. “De maneira nenhuma a gente vai fazer qualquer tipo de pressão. Nós queremos que os nove vereadores tenham a sua liberdade e a porta aberta pra conversar com o Executivo. Aqueles que não são da nossa coligação serão chamados também pra pensar no compromisso que assumiram com a população”, ressaltou.

Desta forma, indo a programas de entrevistas, conversando com representantes políticos estaduais e federais e atendendo a população, Langaro e Lagarto, que fazem parte da coligação Com a Força Do Povo, formada pelos partidos Republicanos, PP, Pode, PL, PRD, PRTB, PSB, PSD, PSDB, Cidadania e Avante, já deram início aos preparativos para o mandato, e aguardam ansiosos a diplomação, que ainda será divulgada, e a posse, dia (01) de janeiro de 2025.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio