Júnior Chisté: “A última foto, o último vídeo, a última mensagem”

Imagem de destaque - Júnior Chisté: Quando as pessoas fogem de suas responsabilidades
Psicólogo Junior Chisté
Compartilhar

Essa reflexão não é para nos levar ao pessimismo sobre a vida, mas sim para nos ensinar a sermos gratos e a vivenciar o agora com mais intensidade. Confesso que pensei muito antes de abordar este tema, especialmente após alguns dias que passaram desde o trágico acidente aéreo em São Paulo, que vitimou 61 pessoas. Esse evento foi profundamente chocante, especialmente para nós, brasileiros.

Vivemos em uma era em que filmamos tudo, priorizando mostrar ao mundo onde estamos e o que estamos fazendo, em vez de realmente vivermos esses momentos. Mas, ao refletir sobre o acidente, percebo que sempre imaginamos que haverá outro vídeo, outra foto, outra viagem. Muitas das pessoas que estavam nesse voo fizeram exatamente isso: registraram fotos, vídeos, e postaram nas redes sociais. Um dos tripulantes, inclusive, conseguiu enviar uma última mensagem ao marido, com quem estava casada há três anos, expressando seu amor e pedindo que ele continuasse a vida, sem nunca esquecer do amor que compartilhavam.

Essas são emoções profundamente tocantes, que muitas vezes nos deixam sem palavras. Mas a verdade é que tragédias acontecem, e elas nos lembram da fragilidade da vida. Por isso, como diz um texto que me marcou, “não deixe o melhor vinho para um melhor momento”, “não guarde aquele livro que você tanto procurou para quando estiver na casa nova”, “não recuse um convite para um café ou um almoço, acreditando que haverá outras oportunidades”.

Não deixe de usar sua melhor roupa, de abraçar quem você precisa perdoar, de admitir seus erros, de buscar se compreender. Amanhã, essas oportunidades podem não existir. Por isso, o hoje sempre foi e sempre será uma dádiva. Faça hoje. Viva hoje.

Imagem de destaque - TV A Folha