Pesquisar
Close this search box.

Jornal A Folha do Sudoeste completa 29 anos e se solidifica como um dos maiores meios de comunicação impresso do Paraná

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O compromisso em informar não é uma tarefa fácil, envolve alguns requisitos, e um deles é a ética, quesito defendido e aplicado nas matérias jornalísticas do Grupo A Folha. Uma empresa que nos últimos 29 anos, acompanha e caminha junto com Palmas e sua microrregião.

O Grupo A Folha, enfatiza o compromisso de prestar o melhor serviço aos leitores, telespectadores e parceiros comerciais. As transformações e inovações acompanham um mercado cada vez mais exigente. Investimentos em tecnologia e modernizações de máquinas e equipamentos que proporcionam comodidade aos colaboradores e segurança aos clientes de uma prestação de serviço de qualidade. Com todos estes adjetivos e comprometimento, o Jornal A Folha do Sudoeste completa 29 anos sempre junto com você.

A caçula do grupo TV A Folha também já faz parte da vida da população há 05 anos. O grupo conta também com o site jornalafolha.com.br e a Pé Vermelho Gráfica e Comunicação Visual, sempre transformando estabelecimentos comerciais com um toque sútil de criatividade e qualidade nos serviços.

Histórico Jornal A Folha do Sudoeste

 

 

 

 

 

 

 

Em 1994, começou a circular o Jornal Roda City em Palmas, com uma proposta diferenciada dos demais, voltado ao público jovem da cidade, porém, sentindo a necessidade do crescimento no segmento jornalístico, em 1995, surgiu o Jornal A Folha de Palmas, nome escolhido para divulgar o “Fruto mais bonito do Sudoeste do Paraná”. Vários percalços foram enfrentados, pois, toda a população é sabedora das dificuldades em se manter um jornal impresso em cidades pequenas, porém, o espírito do proprietário, naquela ocasião, Cidenei Cristian Allebrandt falou mais alto.

No dia (05) de junho de 2004, mais um avanço, A Folha de Palmas já estava com 28 páginas, e, além disso, com algumas coloridas, inclusive a capa, para época uma tremenda revolução editorial. Em (05) de outubro de 2007, um momento de consagração, chegou à edição nº. 500, mostrando que a linha de conduta do jornal estava no caminho correto.

Continuando com seu projeto de expansão, em 24 de novembro de 2010, uma nova marca surge forte no mercado da comunicação com o lançamento do Jornal A Folha do Sudoeste.

E os pontos positivos continuam se sobressaindo, em maio de 2013, A Folha do Sudoeste é um dos poucos meios de comunicação que tem o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), através da Renova Marcas & Patentes. Através disso garante a exclusividade do nome, A Folha do Sudoeste.

 

Histórico TV A Folha

Em setembro de 2018, iniciou a história da TVA Folha, construída com muito esforço e rompendo paradigmas, afinal, tudo era novo na constituição de uma TV Online, em Palmas. Porém, o espírito empreendedor de Cidenei Cristian Allebrandt (Alemão do Jornal) falou mais alto e foi inaugurada a TV A Folha, sendo o divisor de águas na comunicação palmense e regional. Oficialmente, o ato ocorreu no Parque de Exposições Pé Vermelho, no dia (30) de setembro de 2018, na 13ª edição da Expo Palmas.

A TV A, com equipamentos e tecnologia de última geração, com dois estúdios próprios, exibe em sua programação desde matérias jornalísticas, entretenimento e musical, sendo eclética, atingindo uma gama diferenciada de internautas. Desde sua fundação já foram milhões de visualizações. A TV A, faz parte do grupo A Folha, (Jornal A Folha do Sudoeste, site jornalafolha.com.br, Pé Vermelho Gráfica e Comunicação Visual).

Na ocasião, alemão do Jornal destacou que foi um projeto que virou realidade, um investimento numa alternativa de comunicação e informação, proporcionando conforto aos telespectadores para acompanhar as notícias de sua cidade de maneira rápida com telejornalismo de qualidade e reportagens minuciosamente observadas com seriedade, imparcialidade e responsabilidade. “Muitos não acreditavam, mas a nossa resposta veio através de muito trabalho com profissionais capacitados e também investimentos, hoje a TV A Folha tem 12 programas semanais, é uma realidade e já faz parte da família palmense”.

 

Parque Gráfico 

Pé Vermelho Gráfica e Comunicação Visual passou por uma grande transformação no quadro de máquinas que produzem o Jornal A Folha do Sudoeste, além de impressos diversos. Vieram a se somar junto com as demais máquinas a Guilhotina automática a Ar Comprimido que deu aos cortes dos impressos mais precisão e qualidade. O sistema operacional de impressão recebeu um forte investimento entrou em operação a máquina KBA 72k. O equipamento deu mais agilidade na impressão e maior nitidez nos materiais produzidos. Uma máquina moderna com capacidade de impressão de 15 mil impressos por hora em duas cores ao mesmo tempo, a KBA possibilitará a entrega dos pedidos num tempo bem menor do que o de costume, “num mundo onde tudo tem que ser feito rápido, pois o tempo é precioso, estes investimentos nos possibilitarão acompanhar a rapidez que o mercado exige’’, disse Allebrandt.

Comunicação Visual

A Comunicação Visual faz parte do grupo A Folha, com investimentos em mais de 15 máquinas, entre elas as que imprimem lonas e adesivos, e outras que fazem cortes de PVC e MDF. Também foi adquirida recentemente uma máquina LASER de alta resolução, o que tem de melhor no mercado.

Conta ainda com uma frota de veículos, com dois barracões, um de dois andares e outro barracão com estacionamento e lugar para acabamento de placas e aplicação de adesivos em automóveis.

Reconhecimento

Desde o início dos Melhores do Ano, em 2002, na época pesquisa realizada pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (UNICS), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) e Associação Comercial Empresarial de Palmas (ACIPA) e outros institutos de pesquisa premiaram este meio de comunicação como o melhor jornal impresso do município.

A Câmara de Vereadores de Palmas, concedeu Moção de Aplauso para o jornal A Folha do Sudoeste, a TV A Folha, pelo apoio social que os dois meios de comunicação vêm dando ao município, a TV A Folha com a realização de duas lives musicais que arrecadaram mais de 1000 cestas básicas que foram doadas a Campanha Solidária da Pastoral da Criança e distribuída pela 15ª Cia E Cmb Mec.

Já a Assembleia Legislativa do Paraná, o jornal A Folha do Sudoeste recebeu Menção Honrosa, proposta pelo deputado estadual Paulo litro, em 2022. Diz a mensagem: “pelos relevantes serviços aos leitores e parceiros comerciais da região Sudoeste do Paraná”.

Colaboradores

No Grupo A Folha, somam cerca de 25 colaboradores, extremamente capacitados para executar suas respectivas tarefas laborais. Desde a fundação das empresas, inúmeros colaboradores já atuaram no Grupo e cada um deixou sua contribuição, afinal, a parceria e interação entre a direção e funcionários é salutar para que um empreendimento seja destaque, se fortaleça e siga em frente no competitivo mercado de trabalho.

O Grupo A Folha defende a valorização de seus colaboradores, pois, entende que dessa maneira eles sentem-se cada vez mais integrados na organização, enfatizando a conexão entre produtividade e bem estar.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha