Inscrições para a 4ª Olimpíada Mirim de Matemática encerram-se em 10 de junho

Inscrições para a 4ª Olimpíada Mirim de Matemática encerram-se em 10 de junho
Alexandre Campbell/IMPA
ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Compartilhar
erinéia

As inscrições para a 4ª Olimpíada Mirim de Matemática terminam no dia 10 de junho. A competição, criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), é voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e aberta a escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Nos últimos três anos, quase 11 milhões de estudantes participaram da Olimpíada, que envolve também professores. O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destaca: “A Olimpíada Mirim está voltada tanto para as crianças dos anos iniciais quanto para seus professores, visando levar a matemática para dentro da sala de aula numa perspectiva lúdica e instigante”. A iniciativa busca despertar o interesse pela matemática na infância e preparar as novas gerações para os desafios do século 21.

A importância do projeto também foi ressaltada por Fabiana Prianti, representante da B3 Social, entidade que apoia a iniciativa. “Acreditamos que a educação é um dos caminhos mais potentes para a transformação social. Apoiar a Olimpíada Mirim é uma forma de estimular o interesse das crianças pela matemática desde cedo, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades fundamentais e para a redução das desigualdades educacionais no país”, afirmou. A B3 Social, associação sem fins lucrativos, promove projetos voltados à redução das desigualdades sociais e ao desenvolvimento sustentável, utilizando doações diretas e incentivos fiscais para financiar suas iniciativas.

Um exemplo do impacto positivo da Olimpíada é Guilherme Dangió, estudante de 11 anos do Rio de Janeiro. Ele conquistou uma medalha de prata em 2024 e ouro em 2023. Segundo Guilherme, a experiência proporcionou desafios importantes. “As Olimpíadas oferecem um desafio maior do que na escola e são muito importantes para o nosso desenvolvimento acadêmico. Uma medalha pode fazer diferença no currículo e mudar a nossa vida”. Atualmente, ele cursa o 6º ano do Ensino Fundamental e acredita que participar da competição tem influenciado seu desempenho escolar.

As provas da Olimpíada Mirim serão realizadas em duas etapas, ambas aplicadas pelas escolas. A 1ª fase, classificatória, ocorrerá em 26 de agosto e consistirá em uma prova de 15 questões objetivas (múltipla escolha). Os alunos classificados nesta etapa seguirão para a 2ª fase, marcada para 11 de novembro, que também contará com 15 questões objetivas. A competição premiará os participantes com medalhas de ouro, prata e bronze e fornecerá certificados digitais. Jorge Vitório Pereira, diretor-adjunto e gerente de olimpíadas do Impa, afirmou: “A iniciativa tem se consolidado como um importante estímulo ao raciocínio lógico e matemático entre alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Esperamos uma participação expressiva de escolas públicas e privadas de todo país em mais esta edição”.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelas escolas – sejam públicas municipais, estaduais, federais ou particulares – até 10 de junho. O processo é feito pelo site olimpiadamirim.obmep.org.br, sendo necessário informar o código MEC/INEP para cadastrar uma senha e acessar a área de inscrição. Escolas públicas são isentas de taxa de inscrição, enquanto as privadas devem efetuar o pagamento no prazo estipulado. No cadastro, as escolas devem informar o número total de alunos participantes nos níveis Mirim 1 e Mirim 2, sem necessidade de informar os nomes individuais dos estudantes.

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Imagem de destaque - TV A Folha