Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para a edição 2025 do Jovem Senador, programa promovido pelo Senado Federal em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretarias estaduais de Educação, incluindo o Distrito Federal. A iniciativa busca aproximar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo Federal, fomentando o interesse pela política. Podem participar alunos matriculados na rede estadual, com até 19 anos completos até 31 de dezembro de 2025. No total, 27 estudantes, um de cada unidade federativa, serão selecionados para integrar a Semana de Vivência Legislativa, de 18 a 22 de agosto. Durante esse período, atuarão como senadores e acompanharão o processo de discussão e elaboração de leis. Os participantes viajarão para Brasília para vivenciar a experiência.
Para se candidatar, os estudantes devem estar cursando o Ensino Médio em escolas públicas estaduais, atender ao limite de idade e ter disponibilidade para participação na Semana de Vivência Legislativa. O processo seletivo é dividido em duas etapas.
ESTADUAL E NACIONAL – A seleção baseia-se na produção de uma redação com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”. Inicialmente, as melhores redações selecionadas pelas escolas são enviadas às secretarias estaduais da Educação, que escolhem os três melhores textos até 30 de maio. Em seguida, essas redações são analisadas por uma comissão no Senado Federal, que divulgará até 13 de junho o nome dos 27 jovens senadores, junto aos professores orientadores responsáveis.
PRAZO – Para efetivar a inscrição no concurso, as escolas devem encaminhar a redação selecionada para a Secretaria Estadual de Educação até o dia 30 de abril. O texto deve ser escrito ou transcrito na folha oficial do concurso, disponibilizada no site do programa, onde também estão as regras e outras informações.
FAVORITISMO – Desde 2010, quando o programa foi instituído, os estudantes da rede estadual de ensino do Paraná têm se destacado entre os participantes. Em 2023, Roxanne Cristina Alves, aluna do Colégio Estadual Santa Cândida, de Curitiba, representou o estado, abordando o tema “Saúde Mental nas Escolas”. Ela ocupou o cargo de 2ª Secretária na Mesa Diretora jovem. No ano seguinte, em 2024, Brenda Yara Chaves Muniz, do Colégio Estadual Cívico-Militar Presidente Vargas, de Bela Vista do Paraíso, venceu com uma redação sobre “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.
“Isso reflete não apenas a competência acadêmica dos participantes, mas também seu aprofundamento em temas de civismo, cidadania, legislação e desenvolvimento social, demonstrando que nossos meninos e meninas estão engajados com o futuro da sociedade”, destacou o secretário de estado da educação, Roni Miranda.