Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição que avalia conhecimentos específicos na área e é destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Médio Técnico, das redes pública e privada de ensino em todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas por professores das instituições de ensino ou diretamente pelos alunos interessados.
Na primeira edição da Obict, o Paraná destacou-se como líder no número de inscritos, com 3.118 participantes entre os 36.500 alunos de todo o país. Além disso, o município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, obteve destaque quando três estudantes conquistaram medalhas de ouro. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
Os estudantes premiados na categoria Ensino Fundamental, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam atualmente o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas venceram as provas realizadas em 2024 enquanto estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis. “Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
A Obict será dividida em quatro fases. As duas primeiras acontecerão online, enquanto as etapas finais serão presenciais. A primeira fase, que acontece entre 2 e 14 de abril, contará com provas online em formato multimídia com possibilidade de consulta. A segunda etapa, prevista para ocorrer de 21 a 27 de abril, será também online, mas sem consulta permitida. A terceira fase, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos no Brasil. A quarta fase, igualmente presencial, terá sua data e local divulgados pela organização.
As categorias da Obict incluem: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para os do Ensino Médio e Técnico; uma categoria livre, para adultos que desejem incentivar os jovens, e uma nova categoria para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Essa última novidade busca incentivar desde cedo o interesse em ciência, tecnologia e inovação, além de fomentar o espírito competitivo.
Todos os participantes receberão certificados de participação, e os melhores colocados serão premiados com medalhas exclusivas ao final da competição.