Iniciativa do escritório de advocacia Auro Mello Advogados em parceria com a UAPAR, foi ministrada uma Palestra sobre os “Direitos dos Autistas”.

Iniciativa do escritório de advocacia Auro Mello Advogados em parceria com a UAPAR, foi ministrada uma Palestra sobre os “Direitos dos Autistas”.
Foto: Divulgação
Compartilhar
erinéia

Os Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram abordados durante uma palestra realizada no dia 27 de setembro, a UAPAR (União dos Autistas de Palmas e Região), em parceria com o escritório de advocacia Auro Mello Advogados, promoveu uma palestra sobre os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Educação de Palmas e foi ministrado pelas advogadas Dra. Silvia Cristina Diavão Mello e Dra. Natália Giongo. A iniciativa teve como objetivo disseminar informações jurídicas e fortalecer o conhecimento sobre os direitos das pessoas com autismo, especialmente para as famílias, professores e demais envolvidos na causa.

https://youtu.be/hHhdkm02r5g

Dra. Natália Giongo enfatizou a importância de criar um espaço para o diálogo com as famílias e os responsáveis por crianças autistas. “Essas famílias já enfrentam diversas dificuldades de adaptação, e nosso intuito é contribuir para que possam garantir o acesso aos direitos dessas crianças,” destacou Giongo, que possui experiência prévia na área da educação e hoje atua na advocacia. A advogada apontou que a falta de informação ainda é um dos maiores obstáculos para que os direitos dos autistas sejam respeitados. “Transmitir essa informação para os familiares e para a comunidade é essencial para que esses direitos sejam efetivamente exercidos,” completou.

Dra. Silvia Cristina Diavão Mello reforçou o impacto da desinformação, ressaltando que ela contribui para o preconceito contra as pessoas com TEA. “Nossa intenção é simplificar os termos jurídicos e disseminar o conhecimento, facilitando o entendimento e o respeito aos direitos das pessoas autistas e suas famílias,” afirmou a advogada. Ela também mencionou que essa é uma ação importante para educar a sociedade e reduzir o preconceito, proporcionando mais inclusão.

Tompson Hugo Schneider, presidente da UAPAR, também esteve presente e destacou a relevância da associação para a comunidade de Palmas e região. Atualmente, a UAPAR atende 105 crianças com autismo, oferecendo terapias que ajudam a desafogar o setor público de saúde. Schneider anunciou planos para o próximo ano, incluindo a construção de uma clínica-escola especializada no atendimento a pessoas com autismo. “Nosso objetivo é proporcionar um espaço adequado para atender crianças de Palmas, Coronel Domingos Soares, Clevelândia, e possivelmente até Mangueirinha,” afirmou. A iniciativa visa suprir a carência de profissionais na área e oferecer terapias acessíveis às famílias que enfrentam dificuldades financeiras.

Schneider também destacou a importância de Palmas acompanhar o desenvolvimento de outras cidades do sudoeste do Paraná, como Pato Branco, Francisco Beltrão e Cascavel, que já contam com clínicas-escola especializadas para autistas. “Palmas merece essa clínica e escola, e vamos batalhar para concretizar esse sonho no próximo ano,” concluiu.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio