No Colégio Estadual Dom Carlos foram realizadas atividades distintas, palestras e outros debates para tratar sobre o tema “Inclusão Escolar e Respeito”. Vale destacar que essa temática foi discutida em um curso obrigatório Formadores em Ação.
As professoras Berenice, Jerci, Olivete e Vanir, explicaram que o durante o ano a SEED oferta três jornadas do projeto Formadores em Ação, sendo que, para cada uma delas um tema é abordado e ao término do curso o projeto de implementação deve ser planejado e colocado em prática, a participação da comunidade escolar é indispensável. As professoras concluíram dizendo que “o tema escolhido culminou com a proposta do curso, que nessa jornada abordou o Clima Escolar, com o trabalho voltado a INCLUSÃO. Trabalhamos o respeito as diferenças e as ações práticas levaram os alunos a refletirem sobre o dia a dia escolar”.
A diretora do colégio Dom Carlos, Karine Ertel, mencionou que o projeto foi idealizado pelas professoras da Educação Especial do colégio. “Notamos essa necessidade, de trabalhar a educação inclusiva nas salas de aula por percebemos que nos últimos dois anos recebemos vários alunos que são autistas, TDH. Acreditamos que o acolhimento desses educandos faz a diferença”, observou ela e revelou que são 968 alunos matriculados no colégio. “Trabalhamos hoje para que nosso aluno seja pertencente ao colégio e tenha um desempenho satisfatório”.
O aluno, Tiago de Mello Wilmes, 6º B, frisou que na inclusão deve se respeitar cada ser humano com suas necessidades ou dificuldades, exemplo, um cadeirante em sua locomoção. “Sou autista, aprendi bastante com as professoras, sempre estão ao meu lado, me acompanhando”.
“A inclusão social, não é apenas incluir, deve ter o respeito, uma pessoa que tenha alguma deficiência visível ou não. Temos que ajudá-lo e dar o apoio para que sinta-se parte da nossa sociedade”, comentou a aluna, Sophia Araldi Rodrigues, 7º A.