Igreja matriz de Cel Domingos Soares será reformada

Igreja matriz de Cel Domingos Soares será reformada
Foto: Divulgação
erinéia
Compartilhar

Capela foi construída há mais de 50 anos

A capela Nossa Senhora de Fátima, igreja matriz de Cel Domingos Soares, será reformada. O anúncio foi feito pelo pároco, padre Renato Vicente Pohl, em evento promovido pela capela na noite sábado (9), no centro comunitário.

De acordo com o pároco, a ideia da reforma surgiu da própria comunidade, que há anos anseia por um espaço melhor e mais adequado para as celebrações religiosas. “Eu lembro que desde que eu cheguei aqui como padre, eles sempre falavam que muitos prometeram tal reforma, mas nunca essa reforma acontecia, então o próprio povo pede essa reforma”, contou, ressaltando que a nova coordenação do Conselho Econômico da Comunidade tomou a iniciativa.

Igreja matriz de Cel Domingos Soares será reformada
Projeto

Além da reforma, a capela será ampliada, sendo projetada para acolher entre 300 e 320 fiéis sentados. Segundo padre Renato, a igreja vai manter alguns traços que são importantes para a comunidade, como a cruz de madeira no teto. No entanto, as paredes serão derrubadas para dar lugar a novas, bem como as janelas, telhado e forro. Ainda será construída platibanda para esconder o telhado, e uma torre frontal. “Nós vamos derrubar as paredes, porém a parte estrutural da igreja vai ficar, ou seja, vigas, pilares, alicerce, tudo isso vai permanecer, porque está em perfeitas condições e não se faz mais pilar nem viga como se fazia antigamente, isso tudo é muito resistente”, explicou o pároco. Na parte interna, para combinar com a cruz do teto serão substituídos todos os móveis, como bancos, altar e credência, sendo optado por madeira mais escura.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto Pedro Marquezoti e pela engenheira civil Bruna Maier, que se disponibilizaram a ajudar gratuitamente com essa obra. Conforme o sacerdote, todo o projeto foi acompanhado pela comissão diocesana de Arte Sacra, coordenada pelo padre Antônio Pontes, e atualmente aguarda a aprovação da Mitra Diocesana para o início dos trabalhos. “Sempre em contato com a Mitra Diocesana, porque ela também tem arquiteto, engenheiro e uma comissão de arte sacra nessa questão de igreja. Então o Pedro já conhece o trabalho da diocese e foi desenhado, mandado para a Mitra. Ele mudou umas quantas vezes até chegar nesse projeto final que nós temos”, citou Pohl, salientando que a expectativa é que a obra inicie em janeiro de 2025. “Nós queríamos começar ainda este ano, mas creio que não será possível”, complementou.

Igreja matriz de Cel Domingos Soares será reformada
Projeto

Valor

O valor inicial estimado da obra é de R$ 300 mil, que foi permitido pela Mitra Diocesana. Contudo, como toda obra, o valor final investido depende de inúmeros fatores, comuns à construção civil. O período de execução será de 120 dias, ou seja, 4 meses, sendo analisadas as possíveis construtoras, seguindo, assim, os critérios e a burocracia da Igreja. “Assim que nós tivermos o posicionamento da Mitra Diocesana, aí sim teremos a construtora, nós teremos tudo alinhado e vamos começar a executar”, disse o pároco.

Capela do Santíssimo

Um diferencial da nova capela Nossa Senhora de Fátima de Coronel Domingos Soares será a Capela do Santíssimo Sacramento, anexa à principal, na área externa. Um espaço elaborado para ficar aberto durante todo o dia, para momentos de oração, louvor e adoração eucarística da comunidade.

Praça

Outra novidade é a criação de uma praça, que vai abranger a frente e a lateral da nova capela, com bancos, flores e árvores, sendo projetada para ser um local aconchegante e ponto de encontro dos fiéis que frequentam a igreja matriz.

Missas

Segundo padre Renato, durante a obra as missas e demais encontros serão realizados no centro comunitário, que será adaptado para os momentos religiosos, com bancos, altar, ambão e som. “Nós vamos migrar para o pavilhão enquanto durar a obra, não temos outra saída, mas manteremos as missas sempre às quartas-feiras às 19h e aos domingos às 9h da manhã, mesmo com a reforma acontecendo”, assegurou.

Reinauguração

A maior festa religiosa domingosoarense é em 13 de maio, dia dedicado à Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade e de todo o município. Conforme o administrador paroquial, a expectativa é que a obra esteja concluída até o início da novena de 2025. “O nosso sonho é que para a novena de Nossa Senhora de Fátima, nós já estejamos dentro da igreja nova, que também vai contar com ar-condicionado. Então a gente já quer rezar essa novena dentro desta nova igreja, celebrar junto com a comunidade nesse novo espaço litúrgico, muito bem pensado, muito bem planejado”, frisou padre Renato

Um sonho prestes a se realizar. Mais um passo em direção à emancipação da capela Nossa Senhora de Fátima, que atualmente faz parte das capelas atendidas pela paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Lagoão, de Palmas, para se tornar, quem sabe num futuro próximo, a matriz da paróquia de Coronel Domingos Soares, ampliando as pastorais e os movimentos e suprir todas as necessidades do município.

Por Diego Argenta, acadêmico do 4º Ano de Jornalismo-Uningá.

TV A Folha