Neste clima de Natal, a história do palmense, Matheus Francio Gonçalves da Luz, revela a força que o ser humano tem para vencer seus maiores desafios. Após seis anos de uma luta árdua, conseguiu através de uma decisão da Justiça fazer um procedimento cirúrgico para a retirada de um câncer raro no fêmur.
Para relatar sua história, na companhia de sua esposa, Silvana Simões Bueno contou que a complexa cirurgia se prolongou por 14h, no hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. A equipe médica era formada por dois cirurgiões especialistas na área de Ortopedia Oncológica, (Dr Márcio Moura, Cirurgião Principal e Dr Diego Sanches), um cirurgião plástico, dois anestesistas, uma instrumentadora e quatro auxiliares.
“Vocês acompanharam nossa luta desde o começo contra o câncer, quatro anos para não amputar a perna. Depois desse período consegui a vitória com a cirurgia na Justiça. Infelizmente, digo isso, pois, tive que contratar um advogado e depois desse período ganhei a causa. Foi o último recurso, era a última carta que tinha na manga. O advogado do Estado entrou contra alegando que não era urgente, mas só quem sabe, só quem viveu, quem passou por um câncer sabe como é, e graças a Deus consegui essa vitória. Hoje, a alegria em nosso coração para se recuperar e até que enfim voltar a ter uma vida normal depois de seis anos”, desabafou ele e esclareceu que entrou no Centro Cirúrgico, às 7h30 e saiu ás 21h30, e depois disso ficou quatro dias e meio na UTI. “O médico retirou 3,8 kg de tumor, sem contar o líquido que poderia ainda ser mais pesado. Fiquei 10 dias no hospital e graças a Deus estou em casa me recuperando. A recuperação será bem lenta porque perdi muito músculo. Foi uma cirurgia muito grande, mas, graças a Deus, chegou o momento em que, não só eu, mas toda a família estava esperando. Essa vitória agradeço a Deus e ao povo de Palmas que sempre me ajudou em tudo. Antes mesmo da cirurgia, fizemos um Pedágio na Praça e a população ajudou, só tenho a agradecer”, disse alegre.
Rotina
Matheus destacou que o médico explicou que a prótese de quadril com osso humano, para funcionar tudo perfeitamente ainda vai um ano. “A expectativa é que em seis ou sete meses vou conseguir andar, ter uma vida normal entre aspas. Mas para tudo funcionar bem, 100% ainda vai um ano para recuperar”.
Natal
Em2022, em uma entrevista para a TV A Folha, o repórter fez um questionamento ao Matheus, qual seria seu presente de Natal, e a resposta foi imediata, a cirurgia. ”Consegui meu maior presente de Natal, vou passar em casa se recuperando, alegre, sabendo que essa batalha foi vencida. Para o Natal do ano que vem, espero poder ajudar os outros, já conheci vários casos similares ao meu, mas, infelizmente, a pessoa acabou desistindo de tudo e faleceu. Saber que vou poder compartilhar a minha história e tudo que passei até aqui. Assim, como a população de Palmas me ajudou eu quero poder ajudar. Esse é o meu desejo para o Natal do ano que vem”, afirmou.
Força de vontade
“A nossa maior força vem de Deus, é o nosso alicerce, somos um casal de muita fé. Coloquei na minha cabeça desde o primeiro diagnóstico de câncer, tinha que enfrentar e vencer. Nunca desanimei, mesmo com muita gente falando ao contrário, pessoas da família e outras que não eram, comentando que deveria amputar a perna ou que iria morrer, mas, nunca desisti, sempre coloquei na minha cabeça com muita fé em Deus iria vencer, para Deus nada é impossível”, disse com entusiasmo.
Mensagem
“Desejo a todos que Deus abençoe grandemente a vida de cada um. Quem esteja passando por alguma dificuldade tenha fé em Deus e continue lutando. Não desista, porque a gente vence, assim, como venci o câncer. Todos tem um problema na vida, o negócio é não desistir e se apegar a Deus, o restante vem”, afirmou.