Um homem, cuja identidade não foi divulgada, foi preso preventivamente na manhã desta terça-feira (21), em Curitiba, sob a suspeita de estuprar ao menos três crianças e registrar os abusos com uma câmera escondida instalada em sua residência. A ação foi realizada durante a operação Lente Sombria, coordenada pela Polícia Federal (PF).
De acordo com a corporação, o suspeito havia sido preso em flagrante no segundo semestre de 2024, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Na ocasião, agentes encontraram materiais contendo imagens e vídeos de abuso sexual infantil armazenados em seus dispositivos eletrônicos. O homem estava em liberdade condicional desde então.
A perícia realizada no material apreendido revelou que a câmera oculta era utilizada para gravar abusos cometidos contra crianças com idades entre 8 e 12 anos. Segundo os investigadores, as vítimas frequentavam a residência do suspeito por conta de vínculos familiares e relações de confiança. Até o momento, três vítimas foram identificadas. Elas prestaram depoimentos em uma escuta protegida e estão sendo acompanhadas pela rede de proteção.
“Confirmada a prática dos delitos investigados, o suspeito pode responder pela prática dos delitos de estupro de vulnerável, produção, posse e compartilhamento de pornografia infantil, crimes hediondos, cometidos por diversas vezes”, afirmou a Polícia Federal. A investigação permanece em andamento para identificar novas vítimas e verificar se há outras pessoas envolvidas nos crimes.