A Polícia Civil da Bahia prendeu nesta terça-feira (18) um homem acusado de se passar por pai de uma criança com câncer para aplicar golpes nas redes sociais. O suspeito, cuja identidade não foi divulgada, criou um perfil chamado “Salve o Daniel”, onde realizava campanhas de arrecadação, sensibilizando vítimas com uma história falsa e levando-as a fazer transferências bancárias.
O homem alegava que a suposta criança sofria de leucemia e precisava de um medicamento caro chamado Vesanoid. “Não é fácil, estou mais uma vez implorando por ajuda, restou apenas 3 cápsulas do remédio e ainda não consegui o valor para comprar mais uma caixa para esse mês”, escreveu ele em uma das postagens. Segundo as investigações, as imagens usadas eram de um menino dos Estados Unidos que também teve câncer e faleceu em abril de 2024.
A polícia já identificou algumas vítimas do golpe e orienta outras a procurarem a delegacia. As pessoas lesadas podem entrar em contato pelo WhatsApp (75) 99171-8782, enviar os comprovantes de pagamento e marcar depoimentos. Além do crime de estelionato, o suspeito também responderá por tráfico de drogas. Durante o cumprimento do mandado de prisão preventiva, os policiais apreenderam 95 comprimidos de ecstasy, uma CNH falsificada, documentos, réplicas de cédulas de R$ 50 e R$ 100, assim como computadores e celulares que serão analisados durante a investigação.
A exclusão do perfil falso foi solicitada à Justiça, mas, até a publicação desta reportagem, a página “Salve o Daniel” ainda estava ativa no Instagram.