Pesquisar
Close this search box.

Grupo Kalena encantou palmenses com suas apresentações no Centro Cultural

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

No sábado (26), aconteceu apresentação inédita no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori, com o Grupo Folclórico Ucraniano Kalena, que tem sede em União da Vitória e Porto União (SC). O evento foi alusivo em comemoração ao Dia do Imigrante Ucraniano de Palmas, instituído através do Projeto de Lei nº 2.764/2020.

Com seus trajes típicos e coreografias diferenciadas, os dançarinos iniciaram as apresentações que chamaram a atenção do público que também aproveitou a oportunidade para gravar vídeos e ao final do espetáculo, aplausos e tiraram fotos com os dançarinos.

A presidente do Kalena, Giovana Chokailo, explicou que o início da apresentação foi o Previt, que representa a saudação com o pão e o sal. “Nós, ucranianos temos o costume de fazer a saudação dessa maneira que representa o trigo e o nosso povo. Também apresentamos com o grupo juvenil a dança Hutsulka, da região Hutsuli dos Montes Cárpatos, eles utilizaram machadinho e os trajes são diferentes, referem-se a esta localidade. Também foi apresentada a dança Bucovena, uma expressão vívida da identidade e história da população local; a dança Meni Snelo, que descreve um sonho de um bandurista que adormece com sua bandura – o instrumento musical que é símbolo nacional da Ucrânia, e ao final, o Hopak, onde os dançarinos se esmeram, tem bastante solo, cada um quer mostrar o que sabe de melhor”, ressaltou ela e mencionou que foi uma honra o grupo se apresentar pela primeira vez em Palmas.

A diretora do departamento de Cultura, Cassimara Longhi, esclareceu que foi uma alegria e um privilégio receber o Grupo Kalena, “não apenas por estar comemorando o Dia do Imigrante Ucraniano de Palmas, mas, também para proporcionar a toda população a oportunidade de um evento cultural gratuito dessa magnitude. Foram mais de 40 bailarinos que representaram a cultura ucraniana”, assinalou a diretora e pontuou que as apresentações culturais no Centro Cultural já têm uma plateia formada, demonstrando que o palmense é adepto a cultura.

Histórico do Grupo Kalena

O Folclore Ucraniano Kalena, é uma entidade sem fins lucrativos, de natureza cultural, fundado em 1969, e que abriga também a história da antiga Sociedade Ucraniana no Brasil, fundada em 1922.

O seu início se deu pelo impulso natural dos jovens descendentes de ucranianos, que não queriam perder a cultura trazida da longínqua terra de seus antepassados. A história do grupo sempre foi marcada de um esforço contínuo na busca do crescimento e aprimoramento, preservando e desenvolvendo a cultura ucraniana através da dança folclórica, música, artesanato, culinária entre outras.

Tem reconhecimento por sua atuação nos órgãos públicos ao ser declarado Utilidade Pública Municipal de União da Vitória – Lei n.º 2146-94, Utilidade Pública Estadual (Paraná) – Lei n.º 12631 de 12/07/1999 e Utilidade Pública Municipal de Porto União (SC) – Lei n.º 2594 de 06/04/2001.

O Folclore Ucraniano Kalena é composto por mais de 100 integrantes, divididos em grupo infantil, juvenil, adulto, grupo musical, equipe de apoio e diretoria.

Como maiores conquistas, evidencia-se o 1º Lugar no Festival Internacional Danças de Foz do Iguaçu e o 1º Lugar do 17º Festival de Danças de Joinville, considerado o maior evento do gênero na América Latina. Em 2008 e também em 2019, o Folclore Ucraniano Kalena foi premiado pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Culturas Populares”, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Em 2010, o Grupo Kalena fez sua primeira turnê internacional pela Ucrânia e Estados Unidos da América, sendo o primeiro grupo folclórico ucraniano do Brasil a se apresentar na Ucrânia. Participou do 3º Festival Internacional de Folclore “Etnovyr” em Lviv, durante as comemorações do 19º Aniversário da Independência da Ucrânia e também se apresentou no Kultshytsi Fest (em Sambir – Oeste da Ucrânia). Nos Estados Unidos da América participou do 34º Baltimore Ukrainian Festival. Em 2019, no ano que comemorou seus 50 anos de existência o Kalena realizou o grandioso projeto “Slava Ukraíni! Valorização da Cultura Ucraniana no Sul do Paraná”, o qual desenvolveu uma série de 10 eventos em cidades da região, com apresentações culturais, oficinas de danças, pêssankas, culinária e bordados ucranianos, projeto este aprovado pelo PROFICE, da Secretaria de Cultura do Paraná.

No momento presente, além de realizar apresentações, o Kalena também realiza jantares típicos em sua sede, especialmente voltados ao turismo receptivo. Mantemos aulas de folclore ucraniano para crianças, jovens e adultos, além do grupo de cantos.

Parcerias no evento

Prefeitura de Palmas, Secretaria de Educação, Câmara de Vereadores e departamento de Cultura.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha