Pesquisar
Close this search box.

Governo federal autoriza mais nove doutorados nas universidades estaduais

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O Governo Federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou mais nove cursos de doutorado nas universidades estaduais do Paraná. As novas ofertas são: Ciências da Saúde; Estudos de Linguagem; Psicologia, Ciências Sociais e o curso de Bionergia que será ofertado em rede em cinco universidades estaduais. A lista com os novos doutorados aprovados foi divulgada na terça-feira (29), após parecer emitido pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes.

Todos os doutorados aprovados são de programas que já ofertam mestrado na mesma área. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) teve a aprovação de dois novos cursos, em Estudos da Linguagem e Ciências da Saúde. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) terá o doutorado em Psicologia, e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) passa a ofertar também o curso na área de Ciências Sociais.

O curso de doutorado em Bioenergia é realizado em Rede com associação de seis universidades, a UEL, a UEM, a UEPG, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além das seis instituições de ensino superior, o Programa tem como parceiros a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, Marcos Ventura Faria, explica que a Bioenergia é uma áreas de destaque no cenário nacional. “O doutorado em Bioenergia é um curso bastante importante porque já existe a demanda, uma vez que já ofertamos o mestrado há algum tempo. Esse curso trará um fortalecimento muito grande para a área, já que é um dos temas prioritários em nível estadual e nacional”, disse.

Ao todo, 36 instituições públicas e privadas ofertam 652 cursos de mestrado e doutorado no Paraná. A rede pública estadual de ensino superior totaliza 328 cursos com centenas de possibilidades para pesquisas acadêmicas. As sete universidades estaduais reúnem mais da metade dos cursos de pós-graduação Stricto sensu ofertados no Paraná.OUTRAS IES – Na mesma lista aprovada pela Capes há outros dois cursos de mestrado aprovados no Paraná. O Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas, terá a oferta do curso de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis; e a Universidade Tuiuti do Paraná recebeu a aprovação do curso de mestrado em Odontologia.

Com Informações AEN Paraná

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha