O governador Ratinho Junior recebeu no Palácio Iguaçu, nesta segunda-feira (17), um grupo de peregrinos responsáveis pelo Caminho de Santiago de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná. O trajeto foi criado para oferecer aos turistas uma experiência singular de conexão, reflexão pessoal e contato com a natureza. Durante o encontro, que contou também com a presença do secretário do Turismo, Márcio Nunes, foram discutidas as formas de acesso do município a recursos estaduais para promoção e aprimoramento da rota, por meio de programas de incentivo ao turismo.
Inspirado na tradicional peregrinação ao túmulo de Santiago, na Espanha, o Caminho de Santiago de Dois Vizinhos busca proporcionar uma experiência similar, de renovação espiritual e busca de propósito. A rota também tem o objetivo de valorizar a cultura local, destacando o patrimônio histórico e natural da região.
O governador destacou a relevância do projeto em sua fala: “O Paraná foi o Estado que mais teve crescimento na atividade turística nos últimos dois anos. Essa é mais uma rota que atende ao setor produtivo, o turismo rural e o turismo religioso, gerando emprego e renda às famílias”.
Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, elogiou a organização da comunidade. “Tivemos uma aula de como se organiza uma comunidade, que mantém fé, esperança e vontade”, disse. Ele destacou as opções turísticas encontradas ao longo do trajeto, explicando que isso contribui diretamente para a geração de renda para as famílias da localidade. Nunes também detalhou os programas estaduais voltados ao turismo: Paraná + Infraestrutura, Paraná + Eventos e Paraná + Viagem. O primeiro visa melhorar a infraestrutura turística através de obras, sinalização e aquisição de equipamentos. O Paraná + Eventos promove eventos regionais para estimular o fluxo de turistas e a economia local. Já o Paraná + Viagem incentiva o turismo interno entre os paranaenses.
O Caminho de Santiago de Dois Vizinhos possui um trajeto de 171 km, passando por diversas comunidades, com 30 pontos comerciais e atrativos turísticos. Apesar de existir há três anos, ele será oficialmente lançado no dia 25 de junho, por meio de um evento promovido pela Associação Santiago Brasil. A inauguração incluirá a entrega de uma Capela feita de pedras, com a expectativa de atrair entre 3 e 5 mil visitantes.
Segundo o secretário municipal do Turismo de Dois Vizinhos, Flávio Galeazzi, o percurso pode ser concluído entre oito e doze dias, dependendo do participante. “Toda a rota já está definida e as propriedades estão se preparando para se tornarem receptores desses participantes. Nas paradas, cada um vive experiências únicas, desde ordenhar uma vaca até preparar o seu café da manhã com produtos locais”, explicou. O secretário ressaltou que a diversidade de experiências oferecidas ao longo do trajeto será um diferencial do projeto turístico.