Fragata Liberal recebe público e marca 90 anos do Porto de Paranaguá com evento especial

Fragata Liberal recebe público e marca 90 anos do Porto de Paranaguá com evento especial
Cláudio Neves/Portos do Paraná
Compartilhar
erinéia

A Fragata Liberal (F-43), da Marinha do Brasil, abriu suas portas para 750 visitantes neste domingo (16), no Porto de Paranaguá, em comemoração aos 90 anos do local, celebrados nesta segunda-feira (17). A embarcação, com 46 anos de história, é considerada a ponta de lança da corporação, devido ao seu alto poder de combate e versatilidade como escolta militar. Ela está equipada com avançados sistemas de defesa, incluindo dois lançadores triplos de mísseis antiaéreos, lançadores de mísseis superfície-superfície, lança-torpedos, canhões e lançadores de foguetes.

“Este é um momento de aproximar a comunidade do ambiente portuário e de um importante parceiro nosso, que é a Marinha do Brasil”, afirmou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná. “Para mim e para a minha tripulação, é uma honra imensa poder celebrar o aniversário de um porto extremamente relevante para o nosso País”, declarou o comandante da Fragata, capitão de fragata Rogério Moreira Diniz.

O tenente Marcos Gabriel de Santos, responsável pelas relações-públicas da Fragata, destacou a importância estratégica da embarcação e do Porto de Paranaguá: “O navio é uma importante ferramenta na defesa das riquezas do nosso país e da nossa Amazônia Azul, e o Porto de Paranaguá é um destaque nessa logística nacional. A Marinha do Brasil não poderia deixar de se fazer presente na comemoração dos 90 anos do maior porto graneleiro da América Latina”.

A estrutura da Fragata Liberal se diferencia por ser mais reforçada do que a de embarcações convencionais, incluindo fundo duplo e diversos compartimentos estanques, conferindo maior resistência em combates. Durante a visita, Wagner Rebelo Costa e Priscila Moghrabi levaram o filho, Kalel, para explorar a embarcação. “Aqui é comum vermos navios cargueiros, então ter a oportunidade de visitar um navio como esse traz uma grande alegria para nós e para a população parnanguara”, afirmou Wagner. Priscila, encantada com a experiência, acrescentou: “Para mim, é diferente. Meu marido trabalha aqui no porto, eu não. Então, quando tenho a oportunidade de vir, eu aproveito”.

Outro visitante, Diego Ramos Almeida, operador de produção, levou a família de 12 pessoas para conhecer a fragata. “O navio da Marinha é bem diferente. É algo que não temos o costume de ver de perto, então é muito interessante”, comentou.

Sobre a Fragata Liberal, que pertence à classe Niterói, a embarcação foi incorporada à Marinha do Brasil em 18 de novembro de 1978. Ela mede 129,2 metros de comprimento e pode atingir 3,8 mil toneladas quando carregada. Um dos destaques do navio é o míssil Exocet, que possui voo rasante e alcance máximo de 70 km, oferecendo um alto poder defensivo capaz de neutralizar embarcações de superfície com grande eficiência.

Além da visita à embarcação, a campanha Páscoa Para Todos, promovida pela Portos do Paraná, arrecadou mais de 500 caixas de bombons, wafers e barras de chocolate durante o evento. Os itens serão destinados a comunidades em situação de vulnerabilidade social em Paranaguá, ampliando o impacto positivo da celebração no município.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio