Os candidatos na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 já podem, a partir desta terça-feira (25), verificar a possibilidade de pré-seleção para vagas não preenchidas. O período de convocação se estenderá até as 23h59 de 9 de abril. A ordem de classificação na lista de espera considera as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010.
Para verificar a convocação, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior utilizando a senha da plataforma Gov.br. Segundo anunciado, não foi necessário manifestar novo interesse, pois todos os candidatos não selecionados na chamada regular foram automaticamente inscritos na lista de espera.
O Fies é um programa do governo federal que financia mensalidades de cursos superiores particulares para estudantes de baixa renda, garantindo o pagamento somente após a formatura com condições acessíveis. “O objetivo é permitir que mais pessoas no país tenham o diploma do ensino superior”, destacou o Ministério da Educação (MEC).
**Prazos do Fies**
O MEC reafirma a importância de que os candidatos se atentem aos prazos e convocações para garantir o financiamento estudantil. Os prazos exigidos no edital são os seguintes:
– Em até três dias úteis após a convocação, o candidato deve complementar sua inscrição online para a contratação do financiamento.
– Em até cinco dias úteis, é necessário validar as informações fornecidas junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies na instituição de ensino superior, entregando a documentação de forma física ou eletrônica, conforme estabelecido pela faculdade.
– Após a validação, o estudante deve encaminhar a documentação ao agente financeiro selecionado (banco) em até dez dias úteis.
– O financiamento só poderá ser contratado após aprovação pelo banco responsável.
**Fies 2025**
Neste ano, o Fies oferecerá mais de 112 mil vagas em cursos superiores pagos: 67.301 para o primeiro semestre e 44.867 no segundo semestre. O programa é dividido em duas modalidades. O Fies tradicional atende estudantes com renda de até três salários mínimos, cobrindo de 50% a 100% das mensalidades. Já o Fies Social é voltado para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Metade das vagas totais é reservada ao Fies Social, que pode conceder até 100% do financiamento, dependendo da renda familiar. Nessa modalidade, os juros podem ser zero para estudantes de baixa renda que atendam aos critérios estabelecidos. “Essa política pública tem um impacto direto na democratização do acesso ao ensino superior”, reforçou o MEC em nota.