Pesquisar
Close this search box.

Estudantes de Palmas criam soluções empreendedoras durante Ideathon

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Dois dias de muito trabalho em equipe, criatividade e aprendizados. Assim foi o Ideathon, que aconteceu nos dias (17) e (18) de junho, reunindo mais de 50 alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares de Palmas. A iniciativa faz parte das ações do Programa de Geração de Negócios Inovadores da Rede de Habitats de Inovação do sudoeste e sul do Paraná.

O Ideathon faz parte do planejamento da Câmara Técnica de Inovaçao do Conselho de Desenvolvimento de Palmas (Damapec) e foi idealizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Prefeitura de Palmas, do Instituto Federal do Paraná (IFPR – Campus Palmas) e do Colégio Sesi. O evento teve como objetivo gerar ideias inovadoras e estimular a geração de soluções para problemáticas do dia a dia, em diversas áreas como saúde, educação, segurança, entre outras.

O professor e consultor de inovação, Hector Felipe Cabral, explica que aos alunos foi dado o desafio de identificarem uma problemática e encontrarem uma solução que pudesse ser criativa e, ao mesmo tempo aplicável.

“Primeiro, a gente busca estimular a formação de equipes com integrantes que tenham características que se complementam. Em seguida, eles são desafiados a observar problemas, seja na comunidade escolar ou na cidade. E, por último, buscam essas possíveis soluções observando o que existe no mercado. É uma grande maratona de ideias que pode virar um produto lá na frente”, explica Hector.

Divididos em grupos, os alunos passaram por uma imersão no universo do empreendedorismo, o que os desafiou a pensar de forma estratégica e inovadora para encontrar formas de resolver os desafios propostos. Ao final, além de apresentarem suas ideias para os colegas, eles passaram por uma banca avaliadora, que pontuou cada uma das apresentações a partir de critérios, entre eles a criatividade.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha