Pesquisar
Close this search box.

Estado de Emergência: caminhão tomba em SC e derrama carga tóxica em rio

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Um caminhão carregado com ácido sulfônico tombou e bloqueou a SC-418, no km 15, na Serra Dona Francisca, em Joinville (SC) na manhã de segunda-feira (29). O acidente levou ao derramamento do produto químico, que chegou a atingir um rio na região.

Vídeos registram uma espuma branca sobre a correnteza. Por causa disso, a Prefeitura de Joinville decretou Situação de Emergência na cidade. A captação de água da Estação de Tratamento (ETA) do Cubatão foi totalmente fechada às 10h e ao menos 34 bairros podem ficar sem abastecimento.

O trânsito no local foi interditado para a segurança dos motoristas e a Polícia Militar Ambiental, bombeiros e Polícia Militar Rodoviária atuam na ocorrência.

Técnicos analisam água de Joinville

Segundo a prefeitura, técnicos da Companhia Águas de Joinville realizam análises para garantir que não há resquícios do produto químico na água. A empresa constatou que os níveis dos reservatórios estão baixando rapidamente. Por volta das 10h30, o nível dos reservatórios estava em média de 50%, o suficiente para quatro horas de consumo.

Lideranças da Prefeitura, Águas de Joinville e Forças de Segurança da cidade estão reunidas no Gabinete de Crise para acompanhar a situação.

O prefeito Adriano Silva sobrevoou o local com o helicóptero Águia, da Polícia Militar, e constatou que o produto avança com velocidade pelas águas da região. A prefeitura pediu que a população colabore e economize água.

Consequências:

O ácido sulfônico, tóxico, é usado para fabricação de detergentes líquidos, pós e pastosos, desengraxantes, multiuso, limpa alumínio e limpadores em geral. O produto que vazou do caminhão acidentado já está inclusive gerando mau cheiro na região afetada. Bombeiros e policiais estão usando máscaras de segurança e promovendo a retirada das pessoas que moram nas proximidades do acidente.

 

Com informações Portal O Tempo

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha