Os produtos de 17 pequenas empresas do Paraná serão apresentados a empresários, investidores e ao público em geral na Naturaltech, feira realizada em São Paulo em conjunto com a Bio Brazil Fair, formando o maior evento da América Latina voltado a produtos exclusivamente naturais e orgânicos. Entre os dias 11 e 14 de junho, mais de 760 expositores de 30 países participam das atividades. Em 2024, o evento contou com mais de 57 mil visitantes, proporcionando negócios e oportunidades de networking.
O Paraná contará com um estande próprio, resultado de uma parceria entre a Invest Paraná – agência de promoção de investimentos do Governo do Estado – e a Secretaria do Turismo. O projeto também recebe apoio da Sanepar, Sistema Faep, Adetur Litoral e do Núcleo de Pesquisas em Gestão Pública da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Nigep/Fauel). Os produtos levados para a feira foram selecionados por edital, com destaque para produtores de mel, erva-mate, café e iniciativas do Programa Vocações Regionais Sustentáveis da Invest Paraná.
“Nosso papel é fazer a seleção e mobilização das empresas, identificando quem tem potencial e alinhamento com o perfil de cada feira. Também damos apoio institucional e logístico, fazemos a preparação das empresas, o relacionamento estratégico e o acompanhamento pós-feira. Monitoramos os resultados e promovemos a ligação delas com outros possíveis compradores prospectados”, explicou Rogério Chaves, diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná.
O Paraná apresentou crescimento de 21,35% no saldo de empresas nos cinco primeiros meses de 2025. Rogério Chaves destacou que o trabalho desenvolvido segue um ciclo virtuoso, valorizando tanto os produtos “made in Paraná” quanto a marca do Estado em mercados nacionais e internacionais. “Visamos a geração de negócios, o contato com distribuidores, redes varejistas, importadores e o aumento de vendas no mercado nacional, nesse caso em São Paulo”, disse. “Com isso, a ideia é também melhorar a visibilidade do Paraná, fortalecer a imagem como estado produtor de alimentos naturais e sustentáveis. Destacar a marca Paraná como estado inovador, saudável e competitivo.”
Segundo o diretor, a participação na Naturaltech reflete no fortalecimento das cadeias produtivas do Estado, gerando impulso em segmentos como orgânicos, fitoterápicos, agroecologia e alimentos funcionais. “O Paraná ganha muito. É geração de emprego e renda, atração de investimentos. Além de promover o desenvolvimento regional, servindo como indutor de cidades pequenas com grande potencial, empresas e cooperativas. Sustentabilidade e inovação reforçam as políticas de fomento à bioeconomia”, concluiu.
Leonaldo Paranhos, secretário estadual de Turismo, ressaltou a importância de valorizar os produtos do Paraná em grandes eventos como a Naturaltech. Durante sua fala, destacou o papel desses produtos na atratividade gastronômica do Estado. “É muito importante mostrar em uma feira desse porte os produtos que são do Paraná. São esses produtos que fazem da nossa gastronomia uma coisa grandiosa e que chama turistas para conhecer os pratos maravilhosos que são feitos com eles”, disse. “Mas, além da gastronomia, também temos experiências com visitas guiadas onde os turistas desfrutam de atividades únicas envolvendo esses produtos sustentáveis, da agricultura do nosso Estado.”
Uma das empresas selecionadas é a Sítio Eliza Cafés Especiais, de Mandaguari, que trabalha com cafés especiais em grãos. Fernando Rosseto, proprietário da empresa, destacou que a feira representa uma oportunidade significativa para o mercado. “Estando lá, eu consigo apresentar meu produto para o mundo inteiro, tanto para o consumidor quanto para o empresário. Quem sabe a gente consegue abrir novos pontos de venda, alcançar novos comerciantes do Brasil e até de fora do País”, comentou.
O produtor também mencionou a relevância do apoio do Governo do Paraná em situações como essa. “Ter uma parceria desse porte com a Invest Paraná, com o Governo do Estado, é de grande valia para o pequeno agricultor e para a pequena agroindústria. A gente tem uma limitação financeira e com esse apoio a gente consegue participar de eventos grandes que não seria possível estando sozinho. A Invest Paraná também contribui nos guiando, mostrando os caminhos, ajudando de diversas formas.”
Confira a lista das empresas selecionadas:
– Programa Vocações Regionais Sustentáveis
– Beeland
– Zampier
– Casa do Mangue
– Rancho Latuf
– Myrtlau
– La Choupana Farinha de Pinhão de Inácio Martins
– Beelivery
– Erva-Mate IG-Mate
– Erva Mate Paraná
– Maisha Mel
– Apícola Fleck Breyer
– Terra das Abelhas
– Café Amucafé
– DaleÔ
– Sítio Eliza.