“Todos devemos prezar pela boa utilização dos recursos públicos. Afinal é isso que espera a população que paga impostos, contribui com seu trabalho, gera dividendos e empregos. Nossa função é fazer com que os recursos voltem para melhorar a cidadania de cada pessoa que habita o nosso Estado”. Essas palavras marcaram o discurso de posse de Augustinho Zucchi no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
A solenidade foi realizada na quarta-feira (25), na sessão extraordinária nº 1/2023 do Tribunal Pleno. Zucchi lembrou da origem rural e humilde de sua família e do sonho de infância, de ser agrônomo e deputado – ambos já realizados. “Sempre busquei retidão naquilo que faço e vou trabalhar para que o Tribunal continue tendo o respeito do nosso país”, afirmou Zucchi.
Solenidade
A plateia era composta por outras autoridades, membros e servidores do TCE-PR, familiares e amigos do conselheiro. Após prestar o compromisso legal e assinar o termo de posse, Zucchi recebeu da esposa, Andreia Nierotka, as vestes talares. Em seguida, tomou assento entre o corpo deliberativo do Tribunal. Ele ocupou a vaga do conselheiro Nestor Baptista, que se aposentou no final de novembro.
Indicado pelo governador, Carlos Massa Ratinho Junior, Zucchi teve o nome aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado em (14) de dezembro passado. O Decreto nº 12.902 com a nomeação foi publicado em 30 de dezembro, na edição nº 11.327 do Diário Oficial do Poder Executivo do Estado do Paraná.
Currículo
Nascido em Itapejara do Oeste (Sudoeste do Estado), Augustinho Zucchi tem 60 anos. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante o período de estudos, atuou no movimento estudantil. Funcionário de carreira do antigo IAP – atual Instituto Água e Terra (IAT) –, chefiou o Escritório Regional de Pato Branco e foi diretor do órgão, em Curitiba. Entre 1991 e 1994, chefiou o Escritório Regional da Secretaria de Estado da Agricultura em Pato Branco.
Foi deputado estadual por cinco mandatos (entre 1994 e 2012). Na Assembleia Legislativa, integrou diversas comissões e presidiu, por quatro anos, a Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio. Foi membro da Mesa Executiva em quatro mandatos, nos cargos de secretário e vice-presidente. Deixou o Legislativo estadual para exercer o mandato de prefeito de Pato Branco, cargo para o qual foi eleito em duas gestões (2013-2016 e 2017-2020). Antes de ser eleito conselheiro do TCE-PR, foi secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas no ano de 2022.
Comunicação Social
Tribunal de Contas do Estado do Paraná.