Pesquisar
Close this search box.

Em 2 anos – UPA 24h de Palmas realiza mais de 250 mil procedimentos e entrega mais de 2 milhões de unidades de medicamentos

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O setor da saúde pública de Palmas está em festa, no domingo (08), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), de Palmas, completou 02 anos de inauguração.
De acordo com dados divulgados pela secretária da Saúde, Marília Forest, os atendimentos, em 2021, foram 11.176; 2022, 60.911 e até setembro de 2023, 48.700. “E, comparando de janeiro a setembro, utilizando como base os anos de 2022 e 2023, neste último período, ocorreu aumento substancial nas consultas, em torno de 3 mil, representando um percentual de 6,30%”.

Marília ressaltou ainda sobre o corpo clínico que atua na estrutura. “Após a inauguração, a estimativa era atender 4 mil pessoas ao mês e, hoje, o atendimento contempla 5 mil pessoas mês”.
Também foram contabilizados, mais de 250 mil procedimentos e mais de 2 milhões de unidades de medicamentos entregues.

Os atendimentos de urgências e emergências são de forma ininterrupta, contemplando todos os palmenses. A UPA possui 1.100 m² de área construída.
Neste espaço, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24h. Se necessário, a pessoa será encaminhada ao hospital. Situações como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame, entre outras situações que requerem rápida intervenção, podem ser atendidas no local.

A estrutura conta com sete leitos de observação, sala de emergência equipada, dois médicos clínicos 24h, plantão de pediatria e atendimento de ortopedia e laboratório.
O prefeito, Dr Kosmos, comentou que desde a inauguração, a Prefeitura mantém a UPA, com suas obrigações financeiras. “Necessitamos da regularização no Ministério da Saúde”, disse ele e destacou que a comunidade também tinha um anseio de que a UPA fosse inaugurada e funcionasse. “É uma política pública de saúde que traz benefícios às pessoas”.
“Momento histórico, uma conquista e um sonho realizado do prefeito, Dr Kosmos.

É um atendimento de excelência na UPA 24h. Os números evidenciam isso, quase quatro vezes a população de Palmas, foi atendida neste espaço, demonstrando toda sua grandiosidade na saúde pública do município. É o nosso compromisso em trazer uma saúde com qualidade para nossa população”, afirmou o vice-prefeito, Bruno Goldoni e reiterou que a população pode confiar que o atendimento irá melhorar a cada dia.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha