Candidatos responderam perguntas sobre Saúde, Animais de Rua, Esporte, Cultura, Educação, Mobilidade Urbana, Obras, Habitação, Segurança e Trânsito
Tiveram início na terça-feira (17), as entrevistas com os candidatos a Prefeito e Vice de Palmas e Cel. Domingos Soares. Anteriormente, ocorreram as tratativas com representantes das coligações e representantes da Comissão de Direito Eleitoral da OAB para definir as regras. A transmissão foi através da TV A Folha, e o público puderam acompanhar as propostas dos primeiros entrevistados, Zico do Mercadão (MDB) e Daniel Andraschko (PDT), para os seguintes temas: Saúde, Animais de Rua, Esporte/Cultura, Educação, Mobilidade Urbana, Obras e Habitação.
Após a apresentação inicial de ambos, Andraschko falou sobre sua decisão de ser candidato a vice-prefeito de Palmas na chapa de Zico do Mercadão. Segundo ele, a conversa que teve com Zico e conhecer seus projetos foi crucial. “O que me levou a participar desta eleição foi a conversa que tive com o Zico. Ele contou sobre seus projetos, Escola em Tempo Integral, Creche em Período Integral, criação do Hospital Público. Na hora fiquei encantado! Isso é o certo, temos que olhar para as pessoas que têm a maior necessidade e precisam do Poder Público para ter uma vida mais digna”, comentou o candidato, ressaltando, ainda, projetos como a readequação do Plano Diretor, a complementação de toda a cidade com esgoto e a construção de casas populares.
Ao ser questionado pelo apresentador sobre sua cassação que ocorreu em 2018, quando exercia o cargo de vereador e Presidente da Câmara, Zico do Mercadão explicou que, cerca de 780 pessoas acreditaram e votaram nas propostas do vereador Zico do Mercadão, na época. Conforme ele, respondeu processo nas esferas Civil e Criminal, sendo condenado apenas pela Vara Civil. “Aquela cassação momentaneamente foi o que me habilitou para vir disputar a eleição como futuro Prefeito de Palmas”, enfatizou. Andraschko complementou, destacando que eles têm um propósito em suas vidas, e o que plantaram no passado estão colhendo agora. “Zico está apto a concorrer às eleições, embora as pessoas fiquem espalhando Fake News. Todo mundo tem acesso ao Zico do Mercadão, é o candidato mais preparado e que fala a língua do povão, tem responsabilidade e carrega sangue de político. Quando você é político merece o respeito do eleitor, não adianta vir aqui e dizer que não é político”, disse o candidato a vice.
Saúde
Zico do Mercadão ressaltou que ao participar da política o candidato tem que ter proposta. “Tenho uma proposta de uma saúde digna para nossa população e nosso povo. Atendimentos dos médicos especialistas, das cirurgias eletivas, um Hospital Público para o povo”.
Andraschko revelou que nas visitas das casas é inadmissível se deparar com uma pessoa que está acamada e esperando por uma cirurgia eletiva há 05 anos. “Não podemos concordar e vamos acabar com isso. Vamos fazer o Hospital Público; visitamos em outros locais que isso deu certo e nós vamos realizar esse sonho do palmense, que vai chegar no hospital e fazer sua cirurgia eletiva, vai ter médico especialista, vai ter os exames de imagem”.
Agricultura
O candidato a vice-prefeito esclareceu que sua proposta é coerente, “entramos em contato com a 15ª Cia E Cmb Mec, para um convênio de readequação das estradas rurais; vamos comprar uma Patrulha Rural, incentivo a bacia leiteira, projeto de pavimentação com pedras irregulares nos estábulos e nas mangueiras. Vamos continuar com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), projeto criado pelo meu pai, que será ampliado para os assentamentos e as Vilas Rurais”.
Zico do Mercadão acrescentou sobre expansão do projeto Porteira Adentro, que será um canal aberto entre o produtor e o Prefeito.
Esporte e Cultura
Complexo Esportivo, feiras, festivais e competições fazem parte das propostas para os setores de esporte e cultura. “Vamos fazer um Complexo Esportivo que dará orgulho aos nossos atletas, para valorizá-los desde as categorias de base. Temos a intenção de criar uma Bolsa Esporte”, comentou Zico do Mercadão. “Vamos resgatar a Feira Municipal, teatros, competições de oratória, o Festival Pé Vermelho. O jovem não tem lazer na questão da cultura, devemos fazer isso para que a mesma renasça”, assinalou.
Geração de emprego
O candidato a prefeito comentou que deve valorizar o Parque Industrial e também revitalizar o local e as proximidades para auxiliar os trabalhadores. “Vamos fazer um novo Parque Industrial nas proximidades da Coamo, com a construção de barracões industriais para atender vários segmentos”.
Andraschko também pontuou sobre uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), fortalecendo a matriz econômica.
Qualificação profissional
Zico garantiu que projetos que estão sendo desenvolvidos pelo atual governo e deram certo continuarão, pois se mostraram eficazes. “Tudo que é bom desse governo municipal irá continuar. Uma das bandeiras que deu certo foi a Cidade do Conhecimento”, destacou Zico do Mercadão.
Obras
Questionado sobre obras, o candidato a prefeito falou em investimentos em educação e saúde. “Precisamos construir creches. A procura é grande pelas mães, elas têm dificuldades de encontrar as vagas. Também teremos investimentos pesados na área da saúde, com a criação do Hospital, novos Postos de Saúde, especialmente no bairro São Sebastião do Rocio”, enfatizou Zico do Mercadão.
Plano Diretor
Boa parte da entrevista, Zico do Mercadão e Daniel Andraschko falaram sobre o atual Plano Diretor, sua influência na vida dos palmenses, e o que deverá ser modificado.
O candidato a prefeito ressaltou que deverá haver um estudo para mudar o Plano Diretor. “Vou desburocratizar essa questão”.
Andraschko comentou que estudou o Plano Diretor e deverão reunir profissionais capacitados para apontar as alterações a serem feitas “Alguns dizem que não pode ser mudado totalmente, porém, as alterações podem ser pontuais, já estudei sobre isso. No dia (06) estamos eleitos, no dia (07) iremos fazer reunião com os arquitetos, engenheiros e traçar o que deverá mudar no Plano Diretor. No dia (01) de janeiro, vamos assumir a Prefeitura e no dia (02) será protocolada a nova Lei do Plano Diretor, seguiremos os trâmites, mas em menos de seis meses a Prefeitura de Palmas vai estar alavancada na questão da construção civil”.
A comissão de Direito Eleitoral da OAB acompanhou a entrevista e também participou fazendo perguntas aos entrevistados. O presidente da comissão, o advogado Dr. Luiz Fernando Tesserolli de Siqueira, perguntou sobre os principais problemas observados no Plano Diretor que afetam a economia, o meio ambiente, e que podem ser modificados. Andraschko comentou que o Plano Diretor de Palmas “é muito complexo”, e as principais dificuldades dizem respeito à construção civil, recuos e taxa de impermeabilidade. “O segundo ponto é a altura dos prédios, que podem ser aumentados. Falam que o limite existente é por causa do esgoto, mas é uma incoerência. Também tem a ocupação do terreno, o quanto se pode ocupar com a construção civil mesmo. Você fica limitado na sua construção. Tudo isso tem que ser mudado”, enfatizou o candidato a vice.
Acessibilidade
Outro tema abordado na entrevista foi a acessibilidade. A criação de um plano de acessibilidade foi destacada por Zico. “Nós vamos fazer a acessibilidade para as pessoas com deficiência, e é uma das metas do governo Zico do Mercadão e Daniel Andraschko. Quero fazer um Plano de Acessibilidade para as pessoas que precisam, de repente, fazer uma calçada”, explicou brevemente.
Habitação
Segundo Andraschko, Palmas possui em torno de quatro mil terrenos para serem regularizados e a administração Zico do Mercadão e Daniel Andraschko fará a regularização fundiária dessas áreas e construirá conjuntos habitacionais. “Primeiro nós vamos estruturar o Departamento Fundiário, colocando um advogado e pessoas para fazerem as medições, vamos aprovar os memoriais descritivos dessas áreas e vamos, posteriormente, fazer a usucapião administrativa. Se tiver o lapso temporal e tudo organizado com a documentação hoje faz em quinze dias”, disse o candidato a vice-prefeito.
Animais de rua
“Nós vamos criar o Canil Municipal, um canil moderno, com acompanhamento de veterinário, para dar dignidade aos animais de rua. E após fazer a castração, darmos dignidade através da alimentação, vamos fazer o programa Adote um Pet. Também vamos fazer parcerias com ONGs”, comentou Zico.
Alagamentos
Dr. Luiz Fernando perguntou sobre os alagamentos históricos no bairro São José e de que forma os candidatos pretendem solucionar esse problema.
De acordo com Zico do Mercadão, o problema será resolvido com a construção de açudes para contenção das águas e de galerias ao longo do Rio Lajeado, além da limpeza constante das bocas de lobo e da tubulação. “Somente quem sofre na pele sabe o quanto é doloroso o problema dos alagamentos de Palmas.! É possível resolver essa situação. Nós vamos fazer dois ou três açudes grandes para contenção, para frear um pouco das águas que vêm do bairro do Divino, das margens da PRC-280, e às margens do Rio Lajeado nós vamos fazer uma galeria, uma fuga para a água, para que consiga transitar melhor. Já é um projeto que carregamos conosco. Nós podemos resolver os problemas dos alagamentos dando manutenção nas bocas de lobo, limpando a tubulação”, descreveu o candidato, explicando a proposta.
Violência doméstica e trânsito
A vice-presidente da comissão de Direito Eleitoral, Dra. Vânia Reis Deretti, perguntou sobre a criação da Casa da Mulher, proposta que consta no plano de governo dos candidatos. Zico do Mercadão e Daniel Andraschko falou que se trata de um trabalho mais efetivo junto à Assistência Social para que mulheres que sofrem violência doméstica tenham segurança para denunciar o agressor e sejam amparadas pelo poder público, com advogado e psicólogo, por exemplo.
Dra. Vânia também perguntou sobre soluções para os problemas de trânsito em Palmas. “Zico pontuou que será feito um estudo junto ao departamento de infraestrutura e ao Depaltran para buscarem formas de resolver os problemas existentes. “Vamos estudar com os departamentos competentes uma forma de desafogar o trânsito da nossa cidade. Inclusive vamos aceitar sugestões da comunidade”, disse Zico do Mercadão.
Considerações finais
Zico do Mercadão: “Se você quer crescimento e desenvolvimento, uma cidade que você terá orgulho de dizer que “Palmas é do Povo”, venha para a corrente do bem. Venha somar-se ao candidato que mais tem proposta, ao candidato que você tem diálogo, ao candidato que tem o compromisso. E o candidato comprometido com o povo de Palmas é o seu amigo Zico do Mercadão”.
Daniel Andraschko: “O vice-prefeito não é mais uma pessoa espectadora de direito, ele é uma pessoa muito atuante. Acredite em nós. Nós não falamos nada infundado, nós temos a conta feita de quanto vai custa o hospital público, a gente sabe que é possível. A gente sabe que a creche em período integral é possível, nós estamos preparados, somos pessoas que sabemos a realidade da nossa cidade. A gente prega aquilo que é, não o que não é. No dia (06) vote com o coração, vote Zico do Mercadão”.