Candidatos responderam às perguntas e apresentaram propostas para gestão 2025-2028
Dias (17), (18) e (19) de setembro a TV A promoveu a série de entrevistas com os candidatos a Prefeito e Vice-prefeito de Palmas. Daniel Langaro (PSD) e Edson Lagarto (PP) estiveram com Alemão do Jornal no dia (19), e responderam questões sobre saúde, educação, agricultura, esporte, cultura, geração de empregos, obras, habitação e segurança pública.
Em sua apresentação, Daniel Langaro se define como “empreendedor” e diz ter muita vontade de trabalhar pelo município, mas confessou que não tinha vocação político-partidária há cerca de uma década. O que o fez mudar de ideia foi a criação do Movimento Palmas Desenvolvida, através da Associação Comercial. “Trabalhamos para que Palmas fosse desenvolvida até o ano de 2030, baseados também no que Pato Branco estava fazendo. Pensávamos que, se não houvesse um planejamento, Palmas iria ficar batendo o pé no mesmo lugar. Desse movimento eu, Daniel, senti que deveria me inteirar mais e participar mais da política”, contou, destacando o envolvimento na transformação do UNICS em IFPR, na pavimentação de Palmas a Cel Domingos Soares e na recuperação da PRC-280. “Depois de duas eleições nas quais não me elegi, eu digo que a gente não perdeu, mas aprendeu. Com essa bagagem eu me apresento para a população como candidato a prefeito de Palmas”, complementou. Ainda segundo ele, em relação à campanha passada foram feitas correções e diz estar mais preparado.
Edson Lagarto enfatizou que construiu sua história com trabalho e dedicação, o que o levou a ser vereador por dois mandatos, dobrando sua votação na segunda vez. “Não tenho diploma, mas tenho o diploma da vida, da dignidade, da honestidade. Construí a minha história com trabalho, desde criança; sou mecânico desde os 13 anos, fui vereador por dois mandatos, e a minha história foi construída por mim, pela minha dedicação, pelos meus projetos reconhecidos internacionalmente, como as proteções de nascentes”, disse, sintetizando que seus pais lhe ensinaram a respeitar e lutar pelas pessoas. “Eu fui preparando a minha vida com conhecimento político. Estou preparado, esse é o momento certo para juntamente com meu grande amigo, Daniel, mudarmos a história do nosso município. Nós temos todas as ferramentas, todas as chaves na mão”, completou Lagarto.
Saúde
Zerar a fila de espera por cirurgias eletivas, firmar convênios, implantar o laboratório de análises clínicas municipal e ofertar o Tarifa Zero da Saúde foram propostas apresentadas por Langaro para o setor de Saúde. “Muitas propostas e todas possíveis de serem feitas. Nós temos que cuidar muito o orçamento. A administração da Saúde exige cuidado. “Precisamos fazer um convênio adequado; com isso o hospital poderá atender muito mais pelo SUS. Quando fizer as cirurgias aqui no hospital nós economizaremos boa parte dos custos, como deslocamento, casa de passagem. É um compromisso e uma meta da nossa administração”, disse o candidato a prefeito, também falando da importância da Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Palmas, e que fará o que for possível para amenizar a dor e facilitar o tratamento e acompanhamento de pessoas com câncer com atendimentos no próprio município. “O mamógrafo será instalado na Clínica da Mulher”, enfatizou Edson Lagarto.
Representando a Comissão de Direito Eleitoral da OAB, a advogada Dra. Maria Laura Araújo Ribas perguntou acerca de ações que prezem pela saúde mental e combatam o uso de drogas. Desta forma, Daniel Langaro mencionou que, inicialmente, o Instituto Santa Pelizzari disponibilizará quatro leitos para pacientes psiquiátricos e usuários de drogas, e a Prefeitura deverá adquirir uma área de terra para instalação de uma clínica subsidiada pelo Estado e pelo Município para acolher as pessoas que estão com problemas de drogadição.
Educação
No que se refere à Educação, Langaro e Lagarto falaram da valorização dos profissionais do setor através da revisão do Plano de Cargos e Salários, além de dar continuidade à aquisição e distribuição de materiais e uniformes escolares, merenda de qualidade e a reabertura de escolas do campo que foram fechadas. Para Daniel Langaro, atualmente há um número suficiente de escolas, porém é preciso tomar cuidado com a superlotação das salas de aula, sem esquecer das crianças autistas, que precisam de acompanhamento especializado. “Precisamos buscar novas fontes de renda para que a receita aumente e a gente consiga não só contratar mais profissionais da educação, mas ter o cuidado para fazer o novo Plano de Cargos e Salários, que é uma reivindicação antiga dos nossos professores, e merecida, dentro das possibilidades que o orçamento permita. Nós vamos sentar com os professores e achar a melhor maneira de fazer uma educação nota 10”, argumentou.
Quanto aos atendimentos dos Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs, o candidato a prefeito destacou que atualmente há uma fila de espera de mais de 800 crianças de zero a 3 anos de idade, o que impede as mães de trabalhar e, consequentemente, melhorar a renda de suas famílias. Langaro se comprometeu a abrir mais vagas, construir novas instituições e firmar parcerias público-privadas para suprir a demanda existente. “Nós sabemos da importância e temos que abrir mais vagas, novos CMEIs em locais estratégicos, adequados. Temos muitas mães solos que precisam trabalhar e não estão conseguindo porque faltam vagas para deixar seus filhos e nós vamos abrir essas vagas com novos CMEIs. Dentro do nosso projeto também temos uma parceria público-privada entre a Prefeitura e as empresas que têm o turno noturno, onde as mães que trabalham à noite terão vagas à sua disposição”, explicou.
Agricultura
O candidato a Vice-prefeito, Edson Lagarto, analisou que as estradas rurais precisam de readequação, para que os produtores rurais possam ir e vir e tenham incentivo para comercializar seus produtos na cidade sem danificar seus veículos, por exemplo. A aquisição de um caminhão e uma retroescavadeira também faz parte das propostas para fortalecer o programa Porteira Adentro.
Outro projeto destacado é o asfalto rural, onde a Prefeitura fará a pavimentação das principais estradas rurais, melhorando a trafegabilidade, a segurança e o escoamento da produção agropecuária. “Temos que ter um carinho especial pela nossa agricultura. Conheço nosso interior como a palma da minha mão e primeiramente precisamos readequar as nossas estradas. O nosso asfalto rural vai acontecer”, garantiu Edson Lagarto, contando que a primeira estrada contemplada será o acesso à área indígena.
Esporte e Cultura
Para o Esporte, Langaro apresentou a proposta de transformação do Parque da Gruta num espaço para desenvolvimento de diversos esportes, com acompanhamento e orientação de profissionais, possibilitando que no contraturno escolar crianças, adolescentes e jovens aprendam um esporte e fiquem longe de más influências.
Parcerias com clubes também deverão ser buscadas por Daniel Langaro e Edson Lagarto, como no caso do Clube União, com sua sede campestre. “Faremos uma parceria pagando para usar aquela estrutura. Vamos construir uma piscina olímpica ou semi-olímpica aquecida, mas nesse meio tempo podemos utilizar o Clube União, o Instituto Federal”, comentou. Em relação ao Futebol, esporte mais praticado no Brasil, o candidato a prefeito falou do apoio às comunidades, construção de vestiários e banheiros nos campos dos bairros e a isenção de taxas de inscrição para competições de qualquer modalidade.
Na Cultura, Daniel quer ampliar o Festival Pé Vermelho, investir na revitalização do Museu Municipal e fazer “um grande calendário turístico, onde a nossa cultura será muito valorizada”. “É preciso lembrar que Palmas, sendo uma cidade de 145 anos, um tempo atrás esqueceu de sua história. Muitos documentos, inclusive uma carta da Princesa Isabel, estão lá no depósito do Instituto Federal. Temos que recuperar isso, fazer melhorias no nosso museu, uma ampliação, para que as pessoas saibam que a história de Palmas está lá preservada”, pontuou.
Geração de emprego
Uma das pautas mais solicitadas pelos palmenses é a geração de emprego. Para o candidato a prefeito, para que o orçamento aumente é necessário ter mais empresas, empreendedores e empregos, e sua gestão dará um novo parque industrial às margens da PRC-280, a ampliação do parque industrial já existente e investirá em incubadoras de novos negócios, espaços para empreendedores darem os primeiros passos nos seus negócios, com contador, advogado, orientação de marketing. “A incubadora faz isso, toda a orientação. Enquanto a empresa é pequena ela é cuidada, quando ela cresce vai para um parque novo”, explicou, salientando que serão essas incubadoras funcionarão em barracões nos bairros.
Sobre qualificação profissional, Langaro elogiou o projeto Cidade do Conhecimento, e garantiu sua continuidade. “Eu sou entusiasta desse projeto e tenho orgulho que tenha sido feito aqui em Palmas. Nós sabemos que as pessoas que são treinadas pelo Sistema S encontrarão empresas e terreno fértil para crescer, prosperar e empreender na nossa cidade”, comentou.
Obras
O candidato a vice, Edson Lagarto, enfatizou a necessidade de “destravar o Plano Diretor para que a construção civil volte a ter vida” e empresas do setor não fechem suas portas ou vão embora de Palmas. “A missão da Prefeitura é facilitar a vida das pessoas, não dificultar. Por isso, o Plano Diretor é uma questão de honra, e a partir do dia (07) de outubro nós já vamos começar a trabalhar nele”, destacou. O Plano de Mobilidade Urbana, documento que está sendo elaborado, também deverá ser revisto.
Conforme Langaro, Palmas deve se preparar para a falta de água, devido às condições da atual estação de tratamento e captação, que “não são mais suficientes”. “Hoje precisa de um investimento na casa de R$ 50 a R$ 70 milhões nessa nova captação, e o nosso sistema de tratamento já passou do limite, então haverá uma parceria com Governo do Estado e Sanepar, e isso deverá ser feito com urgência. A Sanepar também vai ter que terminar a nova estação de tratamento, porque senão a gente não vai ter os 100% de esgoto necessário em Palmas”.
Animais de rua
Segundo Langaro, a intenção é utilizar o mesmo local onde será instalada a clínica de reabilitação para usuários de drogas como abrigo para animais de rua, inclusive de grande porte, como cavalos que estão perdidos, os quais serão recolhidos e treinados para auxiliar nos trabalhos de equoterapia para os autistas.
Segurança Pública
Acerca da segurança pública, o candidato a prefeito parabenizou os delegados da Polícia Civil e ao Cap Bueno, da Polícia Militar, pelo trabalho que estão realizando, e enalteceu a importância de trabalhos de prevenção com crianças e adolescentes, como o Proerd, para combater, principalmente, o vandalismo, que causa inúmeros prejuízos para o Município.
Habitação
Daniel Langaro e Lagarto se comprometeram a criar mecanismos para regularização fundiária ainda no primeiro ano de mandato, caso eleitos, entregando os documentos aos proprietários, que terão mais dignidade. “O documento traz outros benefícios, como água e luz, isso é dignidade. Nós vamos buscar a regularização para as áreas de ocupação também. Se não conseguirmos fazer tudo vamos fazer um bom tanto e deixar preparado para que isso seja resolvido ao longo dos próximos anos”, disse Langaro.
No quesito habitação popular, Langaro apresentou a proposta de construção de conjuntos de edifícios com quatro andares e entre quatro e seis apartamentos por andar, feitos em parceria com a Cohapar.
Acessibilidade
O candidato a prefeito falou da construção de calçadas subsidiadas pela Prefeitura, em parceria com os moradores, e sobre do Plano Diretor que serão corrigidas, como a Lei das Cisternas. “Hoje tem a taxa de permeabilidade, que é a capacidade que o solo tem de absorver a água que, em alguns terrenos tem que ser de 35%, o que diminui muito a área construtiva do terreno. Com as cisternas se consegue diminuir essa taxa para 5%, também poderá construir mais de uma casa no terreno, para aproveitar melhor, e aumentando o número de pavimentos que poderão ser construídos”, explicou, completando que a emissão da guia amarela para construtores será imediata, via sistema.
Considerações finais
Daniel Langaro: “quero agradecer a população que tem nos recebido. A gente não conseguirá falar com todos os 53 mil habitantes de Palmas, então eu convido para entrarem no @danielricardolangaro e no @edsonkemes e vejam outras propostas que temos lá, muito sérias e um plano de governo muito bem elaborado. Se no dia (06) de outubro as nossas propostas forem as mesmas que você aceitar, vote 55”.
Edson Lagarto: “Quero agradecer a todas as pessoas que nos recebem em suas casas com todo o carinho e respeito do mundo. Eu sou apaixonado pelo povo de Palmas, que merece duas pessoas sérias, honestas e que tem uma vontade gingante de transformação do nosso município. Nosso modo de trabalhar é com educação, com respeito. Esse é o momento, então não deixem passar. Precisamos de vocês para transformar a nossa cidade. Temos o governo do Estado inteiro do nosso lado, disposto a despejar recursos em obras, em futuro, em esperança. Dia (06) de outubro pense com amor e carinho; 55 é o número que vai mudar a história dos teus filhos e dos teus netos.