Eleições 2024 – Coronel Domingos Soares: Dona Maria e Hélio Costa participam de entrevista na TV A Folha

Eleições 2024 – Coronel Domingos Soares: Dona Maria e Hélio Costa participam de entrevista na TV A Folha
Foto: Divulgação
Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Candidatos ao Executivo domingosoarense expõem seus projetos para o município

Após a série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Palmas, dias 25 e 26 de setembro foi a vez de a TV A oportunizar aos candidatos à Prefeitura de Coronel Domingos Soares também apresentarem suas propostas para a gestão 2025-2028. A ordem das entrevistas foi estabelecida em sorteio, na presença de representantes das coligações e da comissão de Direito Eleitoral da OAB. Os primeiros foram Dona Maria (PSD) e Hélio Costa (PL), que responderam perguntas sobre diversos assuntos de interesse da população.

Inicialmente os candidatos se apresentaram, falaram sobre suas vidas, suas histórias e o que os motivou a se candidatarem a este pleito. Questionada sobre reverter o resultado das eleições de 2020, Dona Maria salientou que “tem bastante fé” devido aos seus projetos e conquistas, acreditando que não era o momento para uma reeleição, e hoje, com a união de dois grupos políticos até então adversários, acredita haver possibilidade de um resultado positivo nas urnas nesse dia 06. “Estamos bem otimistas, sendo bem recebidos em todos os lugares que a gente vai e as nossas propostas, acho que são boas”, respondeu, explicando, também, que havia dito que não seria mais candidata a prefeita, porém mudou de opinião por ter “sangue de política nas veias”.

Hélio Costa era um dos nomes já pré-anunciados para disputar o cargo de prefeito, surpreendendo a todos com o anúncio da junção dos dois grupos. Perguntado sobre o que o levou a não ser mais candidato a prefeito, Costa respondeu que “achou por bem fazer uma composição”, e que a sua oportunidade vai chegar. “Nesse momento, pra nós voltarmos a fazer boas ações, tem que voltar a estar inserido no meio político, porque boa vontade a gente tem, conhecimento a gente tem, vai amadurecendo, e competência junto com a Dona Maria”, destacou.

O histórico político aliado a boas propostas e características como honestidade, capacidade e compromisso foram citados pela candidata a prefeita como motivos para merecer o voto dos eleitores domingosoarenses. O candidato a vice acresce que, somando essas características de Dona Maria com as dele “o município vai ter um desenvolvimento e colher muitos frutos dessa composição”, disse.

Saúde

Dona Maria defendeu que a saúde no seu tempo era referência na regional e a intenção é voltar a administrar o setor como fazia, com programas, mutirões e aproximar os Agentes Comunitários de Saúde da população. “Tem pacientes que não conseguem vir na cidade pegar o seu remédio no posto central; vamos facilitar, as ACSs vão lá, sabem o que precisa, o médico faz a consulta e já levar o medicamento até sua casa, facilitando para as pessoas de mais idade, que têm mais dificuldade”, pontuou a candidata.

Hélio Costa complementou que será feita a melhoria da estrutura física e humana, com mais médicos especialistas, atendimentos no interior com médico da família visitando as casas, acabar com as filas de cirurgias e aperfeiçoar o acolhimento de pacientes do SUS. “Recursos têm de monte, agora tem que contratar bons médicos, ter uma equipe boa na saúde para estar mais perto da nossa população. Nós temos que ter ali uma pessoa pra fazer esse acolhimento. Nós vamos colocar alguém ali pra acolher esse pessoal, direcionar, ligar pra familiar, se vão precisar do carro do posto de saúde pra levar na sua casa”, explicou.

Os candidatos garantiram a continuidade dos convênios de saúde já existentes e a ampliação de leitos para internação de pacientes no posto de saúde central, irão investir em mais médicos e em mais pessoas para fazer a prevenção de doenças.

Educação

Maria Antonieta ressaltou que o primeiro passo uma educação de qualidade é “arrumar as estradas”, garantindo que todas as crianças possam frequentar as aulas mesmo em dias de chuva. “A nossa preocupação é primeiro arrumar as estradas, pra depois dar uma educação de qualidade para todas as crianças”, justificou. A renovação da frota de ônibus escolares também será feita, segundo a candidata, que aproveitou para elogiar os professores de Coronel Domingos Soares.

De acordo com o candidato a vice-prefeito, o estudo cria possibilidades para “ser alguém na vida”. “Vamos valorizar muito nossos professores e fazer um bom trabalho para que as crianças estejam dentro da sala de aula. Nós vamos garantir pra você pai, pra você mãe, que seus filhos vão até o último dia letivo de aula”, insistiu Hélio Costa, falando, ainda que farão estudo de viabilidade para reabertura de escola.

Agricultura

Dona Maria falou, novamente, em manter a estradas cascalhadas até a propriedade através do Porteira Adentro e disponibilizar técnicos agrícolas e veterinários para melhorar as condições da pastagem do gado leiteiro, por exemplo, que teve uma queda nos últimos anos. “Se a agricultura vai bem a cidade vai bem”, enfatizou a candidata.

Para Costa, é importante dar condições para os agricultores escoarem suas produções com boas estradas. Ele também citou a disponibilidade de horas máquinas, distribuição de calcário, entre outras ações. “Hoje melhorou muito, tem rolos bons, patrolas boas e temos capacidade de conseguir fazer boas estradas. Vai melhorar pro homem do campo, vai melhorar pro comércio, porque nós precisamos do pessoal do campo gastando seu dinheiro no comércio local”, completou.

Esporte

Segundo Maria Antonieta, o município “não tem muita coisa pra se fazer”, portanto, incentivando os setores esportivo e cultural se tem “um atrativo a mais para terem seu lazer”. “Queremos arrumar o campo de futebol, colocar arquibancadas, dar incentivo às escolinhas para as crianças, fazer mais quadras de esportes no interior, continuar com o ciclismo”, comentou, citando também passeios em cachoeiras e explorar a região do Alagado do Rio Iguaçu.

Conforme o candidato a vice, serão levadas atividades esportivas para o interior do município e serão construídos campinhos ou quadras de areia nas comunidades do campo. “Aquelas comunidades que não têm um campinho temos que levar, dar estrutura da prefeitura para que a comunidade tenha um campinho, uma quadrinha de areia”, disse, destacando que tentarão construir um campo de onze na cidade, que é um sonho da população.

Cultura

Dona Maria e Hélio Costa falaram sobre a realização da Expocel, de festivais de música e a construção de uma concha acústica na praça municipal.

Geração de emprego

Hélio Costa enalteceu a importância do primeiro emprego e a necessidade da inserção dos jovens no mercado de trabalho através de ações desenvolvidas pela Prefeitura. Dona Maria citou o programa Jovem Aprendiz, e considerou o incentivo a indústrias e comércios para aderirem ao programa. Ela lembrou que antes do asfalto as empresas não queriam se instalar no município devido ao acesso, dificuldades no transporte da matéria-prima, e agora buscarão novas empresas para gerarem emprego, renda e mais impostos em Coronel Domingos Soares. “Agente quer tentar trazer firmas que gerem cinquenta empregos, já está de bom tamanho, pra que esses jovens fiquem ali e não precisem sair procurar emprego fora”, relatou a candidata a prefeita.

Obras e Acessibilidade

Dentre as obras prioritárias para seu governo, Dona Maria e Hélio Costa destacaram a construção de um Centro de Eventos, rodoviária, ponto de táxi, cemitério e casas populares. “A gente teve muita dificuldade quando assumiu a prefeitura. Pegamos a prefeitura comprometida com uma dívida e sem recursos para sanar, e uma arrecadação muito baixa. O primeiro ano foi complicado pra mim, mas com o passar dos anos a gente foi conseguindo melhorar a arrecadação do município e conseguimos sanar a dívida e fazer o que a gente queria”, frisou Dona Maria. Quanto à construção de casas populares, segundo Hélio estão “alinhadas” em torno de sessenta novas moradias.

Acessibilidade

No quesito acessibilidade, ambos focaram na readequação das calçadas da cidade.

OAB

A comissão de Direito Eleitoral da OAB, representada pela Dra. Dra. Maria Laura de Araújo Ribas, também participou fazendo duas perguntas. A primeira foi em relação à lei que definiu os novos limites territoriais de Coronel Domingos Soares e de Bituruna. Dona Maria contou que no seu mandato descobriram essa situação “por acaso”, mas não conseguiram resolver. Segundo ela, o atual prefeito teria passado parte do território domingosoarense para Bituruna, revoltando os moradores da localidade, além de perder recursos do ICMS Ecológico. Para Costa, é uma situação “inconcebível”, onde se comprometem a retornar a discussão na Assembleia Legislativa e reverter a decisão.

A advogada questionou a candidata que ela se propõe a fazer para dar continuidade ao desenvolvimento do município. Maria Antonieta comentou que na sua gestão a prioridade foi conseguir o asfalto entre Palamas e Coronel Domingos Soares, fazer a ponte do Abarracamento, recuperar a balsa, e hoje há novas demandas a se conquistar. “São mais casas populares. Queremos fazer uma obra importante em Coronel, é o saneamento básico. O fundo de vale que nós temos em Coronel, que seria um parque, tipo o Parque da Gruta, que também é no centro da cidade”, disse. 

Habitação e Regularização Fundiária

Sobre a construção de novas moradias populares, Dona Maria comentou sobre programas como o Minha Casa Minha Vida e outros do Governo do Estado. “A meta da dona Maria seria mais de 100, mas por enquanto 50 está de bom tamanho”, enfatizou. Hélio Costa comentou acerca de fazer parcerias com Estado e deputados para a realização dessas obras.

Acerca da regularização de lotes urbanos, a ex-prefeita e candidata citou a continuidade do Reurb, que garante a titulação da propriedade gratuitamente, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Hélio Costa comentou que na gestão de Dona Maria viu várias escrituras “dadas para o povo”, sendo o início de um importante projeto. “Foi onde aconteceu o pontapé inicial da regularização fundiária. Então, fica aqui o nosso compromisso de dar seguimento, dar continuidade para nós regularizarmos todo o nosso quadro urbano”, garantiu o candidato a vice-prefeito.

Animais de rua

Para sanar o problema do excesso de animais de rua, a candidata a prefeita citou a criação de um programa de castração e de um canil, onde as pessoas posteriormente poderão adotar os animais castrados. Hélio falou sobre a criação de uma ONG, que está em andamento, que vai auxiliar a tratar essa questão.

Considerações finais

Dona Maria: “Nós fizemos um mandato que eu acho que não tem o que se falar, sem demagogia nenhuma. Orgulhosa pelo que eu fiz por Coronel Domingues Soares, é que nós estamos aqui hoje. E eleitor, lembre-se, você tem a arma na mão. O seu voto é a maior arma que você tem para mudar o destino de Coronel, mudar o destino da sua família, o destino de todos nós para melhor. Só haverá mudança se o eleitor tiver a crença de que seu voto é sua maior arma para eleger um político digno e honesto. O eleitor deve estar atento nos atos do político em que votou. Juntos, eu e o Hélio, vamos fazer com toda dignidade, capacidade, competência e honestidade um bom mandato em Coronel Domingos Soares. Voltado para a população, não para si próprio. Muito obrigada.”

Hélio Costa: “Meus amigos, estamos num momento essencial que vai mudar a vida de vocês durante quatro anos. E precisamos desse apoio, precisamos estar junto com a Dona Maria, com o Hélio, nessa garra, nesse empenho, porque dias melhores virão. E só virão com pessoas comprometidas com o município. Pessoas que tenham sua integridade, pessoas que vão estar no dia a dia de vocês. E precisamos que vocês confirmem dia 6 de outubro o 55. Ali vai haver transformação e para melhor. Por isso, não tenha dúvida de, dia 6 de outubro, votar 55. Dona Maria e Hélio. Aqui é compromisso sério em prol da população. Contamos com vocês para vocês contarem com nós depois. Por isso vote 55.”

Imagem de destaque - TV A Folha