Duas agroindústrias palmenses receberam o Selo SUSAF-PR

Duas agroindústrias palmenses receberam o Selo SUSAF-PR
Compartilhar
erinéia

Médica Veterinária da Prefeitura de Palmas, Daniele Ramos de Lima, Médica Veterinária responsável Técnica das agroindústrias Mel Baldissera e Leite Palmense Denize Ritti, produtora de mel Rosilei Pedron Baldissera, Médica Veterinária da Prefeitura Suelen Bauer, o secretário de Agricultura, Ivanir Leopoldo Dalanhol

No ato de inauguração do Restaurante Popular, em Palmas, também foi entregue o Selo SUSAF para duas empresas palmenses, Mel Baldissera e Leite Palmense, permitindo a comercialização de seus produtos em todo Paraná.

O secretário de Agricultura, Ivanir Leopoldo Dalanhol, informou que será fornecido alimentos da agricultura familiar para o Restaurante Popular, inclusive já foi firmado Termo de Cooperação com o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura. “Mais duas empresas do município já receberam o Selo Susaf, a produtora de Mel Baldissera e Leite Palmense. Fizemos um trabalho para conseguirmos esses documentos que se chama Susaf, permitindo que essas empresas vendam seu produto em todo Paraná”, destacou ele.

A médica Veterinária da Prefeitura de Palmas, Daniele Ramos de Lima, pontuou que através de uma readequação da legislação local ocorreu uma equivalência da qualidade do serviço com a qualidade estadual. “A Adapar verificou toda documentação, passamos por uma auditoria complexa e nos foi concedido o SUSAF. “Desde 2021, estamos trabalhando nesse sentido, e agora podemos indicar os produtores locais para conseguir o Selo que identifica a qualidade do produto que essas empresas produzem e que podem vender em todo o Estado. Hoje, em Palmas, duas empresas já tem o Selo”, explicou ela. Em reconhecimento à essa qualidade dos produtos, a produtora Rosilei Baldissera foi convidada pela ADAPAR regional a participar do Evento Inova Queijo, em Itapejara, em novembro, onde pode vender seus produtos e aumentar o seu mercado consumidor.

Sistema 

O Susaf foi criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e as de pequeno porte que produzem Produtos de Origem Animal, ou seja, queijos, embutidos, mel, leite e derivados. A exigência é que elas estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo que o produto é de qualidade. Também tem o objetivo de abrir novos mercados aos pequenos produtores e aumentar a renda dessas famílias.

Adesão 

Os estabelecimentos interessados em obter o selo SIM/SUSAF-PR devem possuir estrutura física adequada, seguir os programas de autocontrole e monitoramenros estabelecidos pelo Servico de Inspeção Municipal, e apresentar o registro de produtos e rótulos elaborados na agroindústria. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos. Todas as orientações necessárias para que os produtores locais possam se adequar ao SIM/SUSAF-PR são fornecidas na Secretaria de Agricultura, com as Médicas Veterinárias do SIM.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio