Dr. Kosmos participa do programa Direto ao Assunto

Dr. Kosmos participa do programa Direto ao Assunto
Foto: Divulgação
Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

Prefeito de Palmas repetiu frase de Getúlio Vargas:

“Saio da vida para entrar na história”

O programa Direto ao Assunto contou com a participação do prefeito de Palmas, Dr. Kosmos (PSD), que conversou com Alemão do Jornal sobre diversos assuntos relacionados à administração pública e ao cenário político local. Durante a entrevista, Dr. Kosmos destacou a implantação do Restaurante Popular, a construção de escolas e CMEI’s, investimentos no Parque de Exposições, asfaltos, aberturas de ruas, melhorias na educação entre outros assuntos. O gestor está concluindo seu segundo mandato consecutivo.

Restaurante Popular

De acordo com o prefeito, o local onde será o Restaurante Popular está recebendo uma reforma geral, desde a parte elétrica, banheiros adaptados, e deverá ser inaugurado até o fim do mês de novembro. “Creio que mais 45 a 60 dias estará pronto para as pessoas com CadÚnico a custo zero, em torno de 145 refeições, e estamos estudando a possibilidade de servir marmita, porque às vezes as pessoas querem levar para casa”, contou.

Escola de Artes e Escola Sueli Carraro

Ambas as escolas estão em fase de construção. Segundo Dr. Kosmos, a obra da Escola de Arte já deveria ter sido entregue e a nova escola municipal do centro, a Sueli Carraro,ainda está dentro do prazo, que é de 12 meses. Contudo, a Prefeitura está fazendo a sua parte acompanhando e cobrando agilidade. “Todo gestor que faz a obra quer inaugurar, mas eu não vou acelerar o processo e depois oferecer riscos para as pessoas”, disse o prefeito.

Parque de Exposições

O Parque de Exposições Luiz Fernando Abreu Ferreira (Pé Vermelho), como é conhecido, também recebeu melhorias nos últimos anos. O gestor destacou a nova praça de alimentação, o estacionamento, a iluminação, a logística e, mais recentemente, a reforma geral das mangueiras que, segundo ele, “sempre foram problema”. O objetivo é oferecer melhores condições aos criadores de animais para leilões e demais eventos do gênero. “Nós fizemos o que tem de melhor. Foi um investimento grande, mas não é pra mim, é pra cidade de Palmas. Os produtores estavam fazendo leilão em Mangueirinha, em Dois Vizinhos, Pato Branco, Francisco Beltrão, por isso nós investimos, para que façam aqui”, comentou, lembrando que Palmas é a capital nacional dos criadores da raça caracu e antecipando que será realizada a ExpoPalmas, de (07) a (10) de novembro.

Asfalto

Para o prefeito de Palmas, o trabalho de pavimentação de ruas feito pela administração municipal foi a contento, atendendo todos os bairros, partindo de centro, com o intuito de modernizar e proporcionar maior qualidade de vida aos munícipes.

Nesse ponto, vale ressaltar as aberturas das ruas Henrique José Berhorst e José Joaquim de Araújo Perpétuo, no bairro Divino, cuja a licitação está encaminhada; local onde, conforme o gestor municipal, haverá um crescimento da área urbana. Além dessas, a pavimentação asfáltica de mais de mil metros lineares na Rua Ubirajara Araújo, nas proximidades da Cooperativa Coamo, em direção ao Rio Fundo Grande, com toda a infraestrutura necessária. “Tudo com recursos próprios”, enfatizou Kosmos.

Regularizações e aquisições

Em sua participação, Dr. Kosmos falou da regularização de dívidas que a Municipalidade possuía há muitos anos, como o terreno onde estão localizadas a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, que após 49 anos de desapropriação está prestes a findar o pagamento no início de outubro. Além desse, os terrenos do Posto de Saúde Central e do Colégio Sesi, e a aquisição dos terrenos da ocupação Mariele Franco, do Sesc/Senac, da Escola de Artes, da Escola Sueli Carraro, da Copel, do restaurante popular, do CAPS e da UPA. “O meu sonho para Palmas era uma UPA e nós compramos o terreno e fizemos”, destacou.

Educação

O gestor municipal comentou que, apesar de conseguir dar tênis e agasalho para as crianças, uma boa qualificação para os professores, implantar um sistema de ensino, tablet para as crianças, laptop para os professores, instalar lousa digital e ofertar transporte de qualidade, uma de suas metas é a valorização salarial dos professores através da revisão do Plano de Carreira do Magistério, que é de 2006. De acordo com ele, através do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná (CIEDEPAR), foram elaborados os cálculos, que serão encaminhados para a Câmara de Vereadores junto com a proposta do PPA (Plano Plurianual), que deverá ser votado até o fim de outubro, possibilitando aos professores receber o reajuste a partir de janeiro do próximo ano. Sobre o abono salarial dos professores, Nicolaou garantiu que será pago a partir de 1º de outubro. “Todos os abonos salariais e enquadramentos foram pagos, eu prometi e paguei, não ficou nada engavetado”, enfatizou.

Política

Acerca das eleições municipais e a disputa ao Executivo, Dr. Kosmos se manteve neutro, sem apoiar publicamente um ou outro candidato, e falou da importância de os palmenses estarem unidos e os candidatos se respeitarem mutuamente. “Vou dar uma dica: não afronte o seu oponente de ideias, ele também tem família, quer ser gestor, então respeite”, aconselhou, explicando que Palmas sempre foi um município dividido politicamente e nunca havia reeleito um prefeito até 2020. “Eu não sou inimigo político de ninguém. Agora tem três nomes, deixa eles debaterem as ideias”, completou.

Para finalizar, o prefeito de Palmas se lembrou das palavras do ex-presidente Getúlio Vargas em sua carta-testamento: “Saio da vida pública para entrar na história”, concluindo que “muita gente não entra pra história porque nunca sai da vida pública, e é preciso saber quando sair. Entrar pela porta da frente e sair pela porta da frente”.

Imagem de destaque - TV A Folha