Prefeita e vice eleitos participaram do programa Direto ao Assunto
A prefeita e o vice-prefeito eleitos de Cel Domingos Soares, Dona Maria (PSD), e Hélio Osmar Costa (PL), participaram do programa Direto ao Assunto, da TV A, respondendo às perguntas de Alemão do Jornal e comentando a vitória no pleito municipal. A dupla obteve 2.476 votos, o equivalente a 54,96% dos votos válidos, vencendo os atuais prefeito e vice, Jandir Bandiera (PT) e Liomar Bringhentti (PSB).
Segundo Dona Maria, como é mais conhecida, foi uma eleição tranquila, de muitos aprendizados e de convívio com “vários tipos de pessoas”, colhendo os frutos plantados anos atrás. “Foi uma eleição que passou muito rápido, então não deu tempo para muita coisa. A gente também não conseguiu visitar todo mundo que a gente gostaria de ter visitado, mas foi uma eleição bem tranquila”, comentou.
Para Costa, a boa acolhida pelos domingosoarenses se deu pelo conhecimento que a população tem das trajetórias dele e da prefeita eleita. “A gente pôde ter aquele contato no dia a dia, nas casas das pessoas, então a gente vai fazer uma administração também dessa maneira, acolhendo muito bem o povo. Isso é o nosso propósito”, destacou Hélio.
O modelo de gestão a ser implementado pela dupla é a participativa, de acordo com Dona Maria, visitando as pessoas, ouvindo e acolhendo as ideias e propostas do povo. “A gente vai estar no dia a dia, agora com mais tempo de tomar um cafezinho, com mais calma, não na correria”, disse.
Sobre a derrota nas eleições de 2020, em que ficou em terceiro lugar quando tentava a reeleição, Dona Maria acredita que “tudo tem um tempo” e, aquela não era a sua vez, aceitando a missão de ficar temporariamente nos bastidores. “É isso que eu acho que nos motivou a voltar novamente e estar aqui hoje, sendo eleita prefeita de Cel novamente”, enfatizou.
Costa figurava até meados do ano como um dos nomes para encabeçar chapa à Prefeitura, porém, a união dos grupos pegou de surpresa os eleitores domingosoarenses que esperavam a candidatura de Costa a prefeito, e não a vice. No entanto, ele ressalta que respeita o tempo e foi preciso “deixar o ego de lado”, por um propósito maior. “O sonho da nossa população nesse momento era ter nós, Maria e Hélio, como conjuntura. Ter uma só candidatura ali, a união dos dois”, avaliou. “Se construiu tudo no diálogo. A gente vai se conhecendo ao longo dos dias e vai vendo que a melhor escolha que poderia ter acontecido foi a união dos grupos. A gente agradece os dois grupos, que aceitaram bem essa união, então foi muito fácil construir esse elo entre nós. Teve alguns que ficaram descontentes, que saíram, mas a gente teve muito mais adesão com a união do grupo”, complementou o vice-prefeito eleito.
Participação do vice
Cel Domingos Soares, como a maioria dos municípios, tem histórico de brigas e rompimentos entre prefeitos e seus vices. Acerca desse assunto, Dona Maria garantiu o trabalho conjunto entre ela e Costa para gerar mais benefícios para o município e a população. “Até o momento a nossa condição é essa. A união para trabalhar junto para fortalecer mais a nossa administração, para a gente ter mais condições de trazer benefícios para a Coronel. E eu acho que vai permanecer, não tem porque não. O nosso propósito é esse, os quatro anos o Hélio vai trabalhar junto”, avisou.
Infraestrutura
Considerado o maior problema identificado durante a campanha, a infraestrutura, mais especificamente as estradas rurais, será o principal desafio a ser enfrentado, de acordo com a prefeita eleita de Cel Domingos Soares. “Em todas as localidades que a gente foi a queixa maior era as estradas. Sem estradas não acontecia nada, as crianças não podem ir para a escola, o agricultor não pode tirar sua safra, o laticínio não pode pegar o leite do produtor, a saúde, as pessoas tinham dificuldade para vir. Então tudo isso engloba as estradas, e é o que nós vamos tratar de primeira mão”, explicou.
Concordando com Dona Maria, Costa analisou a conservação das estradas como uma falha grave do atual governo, resultando na derrota em todas as urnas nas eleições de (06) de outubro. “Em outros municípios tem uma qualidade melhor da estrada. E eu digo que não foi por falta de investimentos; se você pegar o orçamento de Cel Domingos Soares o que foi aplicado em infraestrutura foi muito dinheiro. As condições dos nossos maquinários das gestões passadas eram menores que as de hoje, então teve mais investimento, teve mais maquinário e teve péssimas condições de acesso do nosso povo nas estradas. Então teve falha”, analisou o futuro vice-prefeito.
Transição
Quanto à transição e governo, período de entrosamento entre as gestões e análise de dados, Dona Maria disse já haver uma equipe constituída para este processo e que o pedido deve ser protocolado nos próximos dias junto à Prefeitura.
Os primeiros atos de governo ainda não estão definidos, conforme a futura gestora, sendo necessária, primeiramente, a realização da transição para, posteriormente, definir as ações. “A gente não sabe ainda como vai começar, porque temos primeiro que fazer essa transição, assumir a prefeitura e ver como que está pra ter essa posição, qual será o nosso primeiro ato. No momento a gente não pode afirmar nada ainda”, comentou Maria Antonieta.
De acordo com Costa, é necessário estar por dentro das contas públicas para que serviços essenciais não tenham interrupções, como a saúde e a educação. “Tem alguns departamentos e alguns serviços públicos que são essenciais; isso nós vamos ter que retomar de imediato e prestar uma boa qualidade e com eficiência. Gastar o dinheiro do nosso povo para eles mesmos”, comentou ele.
Escolha dos diretores
“A gente está estudando ainda. Não temos nome nenhum definido, mas a gente vai pela capacidade e pela competência. Tem que ter conhecimento daquilo que vai fazer”, disse Dona Maria se referindo à forma de composição da equipe de governo, de quem ficará à frente dos departamentos.
Apoios
A futura prefeita e o futuro vice-prefeito garantiram que o Governo do Estado será parceiro de sua gestão, viabilizando recursos e projetos para o desenvolvimento do município. Autoridades políticas como o governador Ratinho Jr e os deputados e secretários estaduais Alexandre Curi, Gugu Bueno e Guto Silva, por exemplo, foram citados pela dupla.
Contudo, na esfera federal a gestão domingosoarenses mudará os rumos, passando a ser oposição ao governo do PT. Quanto a isso, Costa acentua estar tranquilo, confiando que os deputados que hoje atendem o município, Zeca Dirceu (PT), continuarão fazendo a parte deles, visto que possuem seu eleitorado local.
Câmara de Vereadores
Dos nove vereadores eleitos, seis são da coligação de Dona Maria e Hélio. Para ambos, a união entre Executivo e Legislativo é importante para que se preste um trabalho cada vez mais digno para os munícipes. “Quero falar para os eleitos que vamos trabalhar juntos. Todo mundo quer a mesma coisa, um município mais digno, com qualidade melhor de vida. Vamos trabalhar juntos pelo nosso município, unir as forças e fazer pelo melhor, esquecer a política, esquecer os partidos políticos. Agora é a união de todos pra gente fazer uma coisa maior pelo município”, enfatizou a prefeita eleita.
Considerações finais
Dona Maria: “Quero agradecer a Deus por essa oportunidade, essa missão de me fazer prefeita novamente por mais 4 anos, e agradecer a todas as pessoas que nos receberam em suas casas, agradecer todos os nossos vereadores, os eleitos ou não eleitos, que nos ajudaram nessa caminhada, agradecer também aqueles que não foram companheiros nossos, mas pedir que deem um voto de confiança pra nossa administração que a partir do dia 1º de janeiro a gente não é só prefeita de quem votou para nós, mas de uma população inteira e nós queremos isso, a união de todos e fazer o melhor por todos. Faremos uma administração sempre voltada para a população, com os anseios que a população precisa”.