Pesquisar
Close this search box.

Discutidas questões sobre as unidades Armazenadora e Experimental de Palmas 

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

No Centro Empresarial, Dr Albino Kluge, ocorreu reunião entre o prefeito Dr Kosmos, o diretor Presidente do IDR Paraná, Natalino Avance de Souza, sua equipe técnica, os produtores de maçã, o secretário de Agricultura municipal, Luís Eduardo de Araújo e o secretário da Indústria, Comércio, Tecnologia e Inovação. Em pauta, a Unidade Armazenadora e a Unidade Experimental, localizadas em Palmas.

 

Souza, pontuou que é uma demanda antiga, a Unidade fazia parte da Codapar, mas, agora foi integrada ao IDR. “Isso cria condições para melhorar essa utilização para o desenvolvimento local e a inserção dos pequenos agricultores. Apresentamos uma proposta à Prefeitura e aos agricultores. Em nosso entendimento, Palmas, faz parte de um contexto que precisa ter projetos de inserção sócio econômica onde deve haver a conexão dos interesses locais com as possibilidades do IDR, gerando desenvolvimento, estou otimista que isso ocorra”.

Explicou ainda que alguns pontos foram elencados. “Nos próximos seis meses algumas decisões devem ser tomadas para ajustar que a cooperativa seja beneficiada com o programa Coopera Paraná. E, também o que pode ser melhorada na Unidade Experimental do município para que seja mais útil aos agricultores e a criação de uma Usina Fotovoltaica para reduzir o custo da Unidade e produzir energia”.

O prefeito revelou que a reunião foi para se chegar a um denominador comum sobre estas Unidades do IDR que estão localizadas em Palmas. “As câmaras frias tem condições de armazenar a maçã, a batata, o mirtilo. O local dessa Unidade é enorme, às margens da PRC-280. O governo do Estado e o IDR fizeram uma proposta para fazermos uma parceria. A Prefeitura vai entrar com valor simbólico, a maçã será classificada e armazenada, a Prefeitura vai gerenciar essa estrutura, os pequenos agricultores e a agricultura familiar e tem uma parte variável que beneficia um produtor com maior produção. Queremos a concessão da Unidade por 25 anos, temos que evidenciar que Palmas é o maior produtor de maçã do Estado”, afirmou.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha