No dia (08) de março é comemorado Dia Internacional da Mulher, em comemoração a esta data especial, uma matéria diferenciada. A data celebra as conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.
A reportagem do Jornal A Folha do Sudoeste e TVA Folha, entrevistou mulheres de diferentes profissões que fazem o diferencial em Palmas.
História
No dia (08) de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II. Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como ”Pão e Paz”.
Depoimentos:

Mulher…
Força e sensibilidade
Loucura e lucidez
Intuição e sabedoria
É resiliência
É essência
É cuidado
É transcender nos piores momentos da vida.
Ser mulher é se reinventar todos os dias.
Diretora do Colégio Cívico Militar Sebastião Paraná, Cleci Fragoso.

“O principal desafio da Mulher nos tempos atuais, algumas podem até pensar que é a luta para conseguir seu espaço, mas, acredito que conseguimos conquistar muitas coisas. Hoje, em meu ponto de vista, o maior desafio das mulheres que vivem é descansar”, coordenadora da Agência do Trabalhador de Palmas, Camila Tigre Ferreira.

“Gostaria de dar um recado para todas as mulheres, o que é ser mulher, é ser forte, guerreira, mãe, amiga, confidente, ser orgulhosa e, principalmente, ser forte. Acredito que ser mulher é um dom, uma virtude. A mulher tem muito a ensinar a todas as pessoas. Acredito que o brilho que uma mulher traz, em qualquer ambiente, muda o dia, muda tudo e muda o mundo”, Delegada da DP de Palmas, Drª Alini Simadon.

“A mulher tem uma característica muito importante em nossa sociedade, no papel de mãe, filha e também profissional. As mulheres tem expandido muito no mercado de trabalho, estão sendo valorizadas a cada dia. No meu ramo de atividade, para uma mulher é um constante desafio, pois, é uma profissão que cresce dia a dia, em Palmas são 15 mulheres corretores que atuam”, Erineia da Silva, proprietária da empresa Negócios Imobiliários ES.

“Nesse Dia Internacional da Mulher, dou parabéns a você mulher que foi ou é vítima de violência doméstica familiar, que procurou as autoridades locais e que fez essa violência cessar. Você mulher tem que entender o quanto é especial nessa sociedade, é o único sear humano que pode dar vida a outra vida, olha o quanto especial você é, quanto merece ser lisonjeada e respeitada em todos os âmbitos. Procure seus direitos, faça valer seus direitos, sejam mulheres guerreiras e corajosas e contem com o Poder Judiciário”, juíza da Comarca de Palmas, Drª Tatiane Bueno Gomes.

“Desejo para todas a mulheres, especialmente, para minha mãe, minha filha, neta e sobrinha, que sejam felizes e tenham sucesso em suas vidas”, Roseli Ramos dos Santos.

“Ser mulher na enfermagem é se amar, se cuidar de si mesmo e do outro, não apenas orientando, mas, sim para elas sigam o exemplo, para ter uma boa saúde”, coordenadora do setor de Imunização, Enfermeira, Luciane Conrad.

“Ser mulher é ter uma valorização perante a sociedade, fazer com que as pessoas entendam que estamos para fazer o bem. Nos últimos acontecimentos em nossa sociedade cada vez mais as mulheres tem que estar presentes em todas as esferas para que sejamos vistas e ouvidas”, diretora do Colégio Dom Carlos, Karine Ertel.

“Vim dar um recado para você mulher que cuide da sua saúde, tire um tempo para fazer seus exames e praticar atividade física, nós mulheres, somos o pilar de nossa família”, presidente da RFCC, Evandra Luvizão de Moraes.

“Noto que as mulheres, especialmente, as mães mais carentes esperam algo. Temos que olhar com muito amor para as mulheres, pois, elas são o cerne da vida, com elas aprendemos, que a vida se desenvolve, que as pessoas aprendem a amar, são criaturas de Deus, desejadas, dotadas de dons e qualidades”, Irmã da Congregação Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Maria Alete Reuse Unfried.