No sábado (11), os criadores palmenses, Vinícius Roncaglio da Cabanha Kaygangue e Sady Loureiro Neto da Fazenda Rosal do Cruzeiro, participaram da 20ª Exposição Mancha Crioula, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, no município de Esteio (RS). O evento reuniu equinos da Raça Crioula com pelagens manchadas.
Na Exposição, um dos animais de Palmas, denominado Inédito da Kaygangue, do criador Vinícius, foi o Grande Campeão e Melhor Bragado Mancha Crioula de 2023.
Outro criador de Palmas, Sady Neto, também teve três animais premiados, demonstrando que Palmas é um dos celeiros nacionais dos equinos da Raça Crioula e vem numa crescente neste quesito.
Ambos os criadores palmenses destacaram ainda sobre a importância da participação e premiação em um evento renomado, pois, incentiva os demais criadores do município para investirem na raça e também dá visibilidade em um contexto nacional.
O leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, comentou que assim como as três últimas edições presenciais do Mancha Crioula, a de 2023, teve uma média de 100 animais participantes e segue crescente a cada ano que passa.
O Jurado da Exposição Carlos Loureiro de Souza (Caco) frisou a qualidade dos animais em exposição e que o cavalo manchado segue em constante evolução na raça crioula.
Demais Resultados
Hospedeira da Vendramin –
“Campeã Égua Parida”.
Mis Amores da Vendramin-TE –
“1º Prêmio e reservada Égua Prenha”.
Guainita 274 da Vendramin –
“2º Prêmio e 3ª Melhor Égua Adulta”.
Margarida do Rosal –
2º Prêmio e 4ª Melhor Égua Adulta.
Expositor: Fazenda Rosal do Cruzeiro.