CONSEG Palmas entrega torniquetes para o Núcleo de Operações com Cães

CONSEG Palmas entrega torniquetes para o Núcleo de Operações com Cães
Foto: Divulgação
Compartilhar
erinéia

O CONSEG Palmas, promoveu no Centro Cultural, evento para a entrega de materiais e equipamentos ao Núcleo de Operações com Cães (NOC) e a Polícia Civil de Santa Catarina. Participaram, representantes da segurança pública e convidados.

A Presidente do CONSEG, Nayara Lipczinski, argumentou que uma das atuações da entidade é fazer esse intercâmbio entre as forças de segurança e a comunidade, “diante disso, elaboramos o projeto que trouxe essas melhorias para o DENARC e para o NOC”, pontuou ela e destacou que a entidade participa de vários projetos para arrecadar recursos que são  destinados para estas forças de segurança. “Acredito que em breve iremos entregar outros materiais”, assinalou e explicou que um dos projetos é para o atendimento e acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica.

CONSEG Palmas entrega torniquetes para o Núcleo de Operações com Cães

A delegada, Drª Alini Simadon, ressaltou que o CONSEG recebeu um repasse do Ministério Público e através de um projeto efetuou a destinação de torniquetes para cães do NOC e também para policiais civis de Santa Catarina, tendo em vista a ajuda que têm dado nas operações em Palmas. “Os torniquetes, são para a proteção do cachorro, protege no estancamento do sangramento para evitar que o animal possa vir a falecer e consiga ter um salvamento eficaz antes de ser levado ao médico veterinário. Todos os policiais da delegacia de Palmas também tem esse kit.

Explicou que foram doados 20 torniquetes, 18, para a Polícia Civil do Paraná e dois para a Polícia Civil de São Catarina. 

O delegado, Dr Kelvin Bressan, explicou que está há quase 2 anos na Comarca de Palmas, “em praticamente todas as nossas operações envolvendo o tráfico de drogas, contamos com o apoio do NOC e da Coordenadoria de Operações com Cães da Polícia Civil de São Catarina. Felizmente obtemos êxitos nessas operações justamente pela aplicação dessa técnica de investigação com os animais. Eles conseguem rastrear munições, armas e drogas que estão muitas vezes ocultas pelos traficantes e criminosos. Muitas das nossas operações tem o sucesso justamente pela aplicação dos cães. Essa iniciativa é uma forma que o CONSEG, a sociedade de Palmas, tem de retribuir ao DENARC e aos cães que ajudam nessas operações”, justificou ele. 

Ressaltou ainda que o Núcleo que atende, especificamente, Palmas, fica em Pato Branco, mas, também existem outros núcleos que estão espalhados pelo Estado e atendem o município. “Também contamos com os policiais de Santa Catarina, quando precisamos de um reforço”.

“Felizmente, tivemos um ano bastante exitoso no combate às atividades criminosas, chegamos a quase 300 mandados de prisões cumpridos. Temos uma boa parceria com a Polícia Militar e com a Polícia Civil de Santa Catarina, conseguimos expandir nossa atuação na região sudoeste”, comentou o delegado.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio