Pesquisar
Close this search box.

CONFIRA: Senac abre vagas para cursos gratuitos em Palmas –

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O Senac PR projeta ofertar mais de 46,2 mil vagas gratuitas ao longo de 2024 em todo o Paraná. As turmas fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), direcionado a pessoas de baixa renda, que completou 15 anos.

Resultado de um acordo celebrado com o Governo Federal no fim de 2008, o programa está em operação no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros. No Paraná, o PSG já atendeu a mais de 330 mil pessoas ao longo destes 15 anos, com a aplicação de aproximadamente R$ 1 bilhão em ações educativas.

O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, salienta a participação das empresas do comércio de bens, serviços e turismo, que subsidiam o PSG através da contribuição compulsória, colaborando, assim, com a inserção social e inclusão produtiva de milhares de paranaenses. “O Senac PR está completando 15 anos de oferta do Programa Senac de Gratuidade, uma contribuição da nossa instituição e das empresas do setor terciário para a inserção de pessoas no mercado de trabalho e para a formação de novos empreendedores para o mercado. Nestes 15 anos tivemos marcas muito expressivas dos números de atendimentos: foi investido praticamente 1 bilhão de reais em ações gratuitas, em vários níveis de ensino, ultrapassando 330 mil pessoas atendidas gratuitamente”, avalia.

A gratuidade contempla a oferta de vagas em cursos que vão da aprendizagem para jovens e adolescentes, programas instrumentais, qualificações profissionais, aperfeiçoamentos, cursos técnicos até bolsas de estudos na graduação. Os cursos ocorrem nas modalidades presenciais, educação flexível ou à distância.

 

Quem pode participar

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é direcionado a pessoas que possuem renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. Para calcular a renda per capita basta somar as rendas de todos os membros da família empregados e dividir pelo número de integrantes do grupo familiar.

A seguir, confira todas as regras de inscrição estabelecidas pelo Programa Senac de Gratuidade:

  • Ter renda familiar de até 2 salários mínimos por mês;
  • Atender aos pré-requisitos do curso (idade mínima e escolaridade mínima do curso, residência no estado do Paraná quando aplicável);
  • Comprovação dos documentos exigidos no ato da matrícula.

 

Como participar do PSG

As inscrições são feitas pelo site do Senac PR (www.pr.senac.br) ou na Central de Informações e Matrículas da unidade do Senac mais próxima, dentro do prazo em que as inscrições para o PSG estiverem abertas. O interessado escolhe o curso gratuito que quer participar e se candidata on-line.

Os candidatos serão classificados para a matrícula de acordo com a ordem de inscrição no processo seletivo, obedecendo rigorosamente ao número de vagas disponíveis, desde que atendam aos critérios do processo seletivo, regras de realização de cursos concomitantes e, inclusive, ao critério de renda referente ao PSG.

Se o candidato selecionado não atender aos pré-requisitos e/ou não apresentar a documentação exigida, a vaga será destinada para o próximo candidato inscrito.

Consulte as vagas disponíveis pelo link:

https://www.pr.senac.br/psg_novo/#/consulta-de-vagas

 

Serviço:

 

APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE QUALIFICAÇÃO EM SERVIÇOS DE VENDAS1000 horas

20/02/2024 a 15/02/2025 | Segunda a Sábado | 13:30h às 17:30h

Pré-requisitos: 14 anos, 5º ano do Ensino Fundamental, renda familiar de até 2 salários mínimos por mês.

Vagas gratuitas: 40

 

CABELEIREIRO – 400 horas

19/02/2024 a 22/10/2024 | Segunda a Quinta | 19:00h às 22:00h

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo, renda familiar de até 2 salários mínimos por mês.

Vagas gratuitas: 14

 

QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE – 15 horas

21/02/2024 a 29/02/2024 | Terça a Quinta | 19:00h às 22:00h

Pré-requisitos: 16 anos, Ensino Fundamental completo, renda familiar de até 2 salários mínimos por mês.

Vagas gratuitas: 15

 

Senac Palmas | Unidade de Educação Profissional e Tecnológica

Rua Dr. Bernardo Ribeiro Vianna, 903 | CEP 85555-000 | Palmas – PR

Fone/Whats: (46) 3263-8600

Whats: 0800 643 6346

www.pr.senac.br/palmas

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha