Em uma ocorrência de acidente de trânsito, acidente doméstico, queda de mesmo nível ou mal súbito de uma pessoa, surge a dúvida quem acionar, o Corpo de Bombeiros ou o SAMU 192. Para dirimir essa dúvida, o comandante do Corpo de Bombeiros de Palmas, Subtenente, Clovis Maccari, comentou que as vezes as pessoas confundem o atendimento do Corpo de Bombeiros com o do SAMU. “São duas instituições que trabalham lado a lado, fazendo atendimento de vítimas que sofrem acidentes. Só que, normalmente, a população tem a dificuldade em saber quem chamar no momento da ocorrência. Para ficar mais fácil essa decisão, exemplo, quando a vítima está presa ás ferragens ou quando é um trauma em altura, alguma situação mais complicada, aciona-se o Corpo de Bombeiros. Em um problema clínico, suspeita de infarto ou queda de altura, ou que a vítima não esteja presa ás ferragens, o acionamento é via SAMU”, orientou ele.
Telefonia fixa
Esclareceu sobre o problema cotidiano enfrentado com a telefonia fixa. “Os telefones rotineiramente não estão em funcionamento. O Corpo de Bombeiros disponibiliza um telefone via WhatsApp, (46) 3263 7193, para o atendimento de emergências e o SAMU, tem um telefone, um aplicativo no celular onde se faz um cadastro que é o SAMU 192. Inclusive, indica a localização da pessoa que está acionando, ficando mais fácil para o atendimento no local da ocorrência”.
Prevenção
O comandante, ressaltou quanto à prevenção na questão de trânsito, em algumas situações os condutores exageram, principalmente, nos feriadões. “Às vezes, tem pressa de chegar ao destino e acaba cometendo algumas infrações e se colocando em risco. Pedimos que sigam as normas de trânsito, tenham esse cuidado no momento da viagem, porque além de se colocar em risco, pode estar colocando outras pessoas também”.
Afogamentos
Maccari, comentou que as ondas de calor constatadas na região faz com que as pessoas recorram aos lagos, açudes, rios, praias litorâneas ou artificiais, balneários etc. “As pessoas devem utilizar coletes e outras formas de prevenção para não necessitarem do atendimento do Corpo de Bombeiros”.
Ocorrências
Explicou ainda que no ano passado o Corpo de Bombeiros atendeu há mais de 700 ocorrências. “É um número bem elevado para nossa cidade, se for fazer uma média dá praticamente duas ocorrências ao dia”.
Telefones
SAMU, 192 e o Corpo de Bombeiros (46) – 3263-7193.