Pesquisar
Close this search box.

Com diversos atrativos, Mostra Cultural fortalece e resgata a cultura indígena

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

De (14) a (18), com extensa programação está ocorrendo no Colégio Estadual Indígena Segsó Tánh Sá, em Palmas, a XVII Mostra Cultural. Desde apresentações artísticas, Hino Nacional em Kaingang, desfile da escolha do 1º Guerreiro e 1ª Guerreira Kaingang, Jogos Tradicionais e demais atividades.

A diretora da instituição, Aldiceia Palhano, reiterou que foi divulgada a cosmologia da cultura, as comidas típicas, ervas medicinais, religiosidade, as danças e o Hino Nacional cantado na língua materna. “Os Jogos Tradicionais são relacionados a cultura (paleta, corrida rústica, corrida com a tora, lança, arco e flecha) e o único que não vai ser será o futebol”, explicou ela.

Acrescentou ainda que as barraquinhas instaladas no ginásio de esportes e uma que está do lado de fora do espaço remetem a cultura, desde a culinária ao artesanato.

A professora e pedagoga, Marilze Palhano, ressaltou que na comunidade tem artesanatos das etnias Guarani com balaio de cipó e Kaingang com a taquara e utilizam a tinta que é retirada do mato. “Em nossa comunidade os mais velhos passaram esse aprendizado aos mais novos e os professores também estão trabalhando com os alunos na escola, algumas peças foram produzidas para a Mostra Cultura”, reiterou ela e revelou que os produtos mais vendidos são o “balaio grosseiro”, utilizado para colocar pão e lenha e a tuia para guardar roupas e calçados.

A professora de Língua Materna Kaingang, Juliana Kognin, estava em uma barraquinha ao lado de fora do ginásio e com o auxílio de outras professoras preparavam alguns pratos da culinária dos povos indígenas. “Estamos preparando as comidas típicas que os nossos antepassados faziam, o bolo na taquara com o fuá (planta com gosto similar a couve), também tem canjica, carne de caça e peixe que será cozido ou assado na brasa, índio não gosta de frituras”, esclareceu.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha