Na quinta-feira (08), a Câmara de Vereadores foi palco de uma Audiência Pública para discutir sobre o asfalto entre Palmas e a divisa com Passos Maia (SC), totalizando cerca de 8km. A sede do Poder Legislativo palmense ficou lotado com a participação de autoridades, vereadores, lideranças, assessores dos deputados de ambos os Estados, produtores, agropecuaristas e a população em geral dos municípios de Palmas, Cel Domingos Soares, Passos Maia, Ponte Serrada e Vargeão (SC). Demonstrando que essa demanda é essencial para os desenvolvimentos das regiões Sudoeste do PR e Oeste de SC. Representando a Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Luis Corti (PSB).

Foram apresentados alguns dados econômicos deste trajeto e também o desenvolvimento social que a obra irá possibilitar. Também foi lavrada uma Ata sobre o evento.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Paulo Bannake, deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância dessa obra para o desenvolvimento das regiões. “O asfalto diminui distâncias e traz o desenvolvimento. Devemos atuar frente aos deputados estaduais e federais para que olhem com carinho para esse asfalto e destinem os recursos necessários. A sociedade civil organizada tem muita força, devemos utilizar esse mecanismo para o asfalto não ser apenas um sonho, mas, uma realidade”, afirmou Bannake.
O Prefeito de Passos Maia (SC), Neimar Luiz Nervis, destacou a participação das lideranças e a população na Audiência Pública para a discussão desse tema tão importante para os quatro municípios dessas regiões. “Foi criado um grupo para tocar esse projeto. A obra é muito importante para Passos Maia e outras cidades vizinhas. Isso era servir para escoar a produção e para a educação no transporte dos alunos. Hoje, é um dia especial”, relatou o chefe do Executivo.
O Prefeito de Palmas, Daniel Langaro, assinalou que esse trecho que irá receber o asfalto é muito importante para o município. “Palmas, é uma cidade polo, mas, precisamos que a economia gire, com a ligação asfáltica entre os municípios todos saíram ganhando, iremos lutar por isso. São 2.850 hectares, que fazem parte desse trecho que será asfaltado, centenas de famílias dependem dessa estrada”, frisou ele e revelou que a Prefeitura já tem o projeto para o asfalto de 1,2 km e os recursos serão do Governo do Estado.
“Importante essa integração entre esses municípios, entre os Estados, é uma necessidade. O asfalto traz progresso e desenvolvimento. Com a participação das autoridades foi um grande avanço”, salientou o Prefeito de Vargeão (SC), Amarildo Paglia.
O Deputado Estadual, Luis Corti (PSB), acrescentou que o Paraná avançou no quesito infraestrutura. “A malha viária é exemplar para o país, exemplo disso, foi a revitalização da PRC-280, com a pavimentação em concreto, que anteriormente, era um calvário trafegar por essa rodovia. Foi em uma discussão como essa, que o governador Ratinho Jr, se sensibilizou e investiu nessa rodovia”, pontuou ele e destacou que aceitou o convite do Presidente da Câmara, Paulo Bannake, para participar da Audiência. “Aceitei o desafio dessa missão. Já tivemos audiência com o vice-governador, Darci Piana, que é Cidadão Honorário de Palmas, isso irá facilitar a execução da obra”, considerou e, enfatizou que as discussões dessa maneira avançam unindo as lideranças e os poderes constituídos.
Comissão
De Palmas, ficou definido os integrantes da comissão que irão representar a demanda para as autoridades, Vice-prefeito, Edson Kemes (Lagarto), Presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Paulo Bannake, empresários: João Carlos Pedroso e Sadi Junior Marini.
