Na quinta-feira (10), na quadra de esportes do colégio Dom Carlos, ocorreu o lançamento do projeto retratando a questão histórica das Praças e Monumentos de Palmas, estudo elaborado em alusão ao aniversário da cidade que ocorreu dia (14) de abril. Na quadra de esporte, as alunas do curso de Formação de Docentes, apresentaram seus trabalhos.
A diretora do Dom Carlos, Karine Ertel, esclareceu que o projeto foi idealizado pela professora Janete juntamente com demais professoras da Formação de Docentes. “A ideia foi pensado primeiramente no acolhimento e no conhecimento que os alunos tem da cidade. Muitos, são oriundos dos bairros e não conhecem a história do município e da cidade onde nasceram, nesse sentido que foi apresentado esse projeto com a história das praças e dos monumentos e também de Palmas, em seus 146 anos”, destacou ela.

A professora de História e uma das idealizadoras do projeto, Janete Chaves Carlin, enfatizou que mais uma vez o colégio Dom Carlos está homenageando Palmas, através do conhecimento. “Neste ano, nosso projeto foi sobre as praças e monumentos, muitas vezes as pessoas não conhecem a história daquela praça e o que os monumentos trazem para a história, diante disso, o 3º Ano da Formação de Docentes, orientados pelas professoras, Janete, Rosangela, Luciana, com apoio da equipe pedagógica e coordenação, fizeram as pesquisas de campo e conheceram o que cada monumento representa para a história de Palmas”, assinalou ela e comentou que através dessas informações foi elaborado um livro didático para professores do Ensino Fundamental I.

Janete, informou ainda que foi realizada pesquisa sobre o Obelisco que está localizado próximo a 15ª Cia E Cmb Mec. “Anteriormente, o Obelisco estava na Praça do Centenário, atualmente, onde é o Clube União e parte do antigo Fórum. Na década de 70, estava em um canto deste local e uma pessoa em uma reportagem de jornal questionou esse abandono. Depois disso, o Obelisco foi levado para a Praça Bom Jesus e hoje, está em frente ao quartel”
O chefe do Núcleo Regional de Educação, Marcelo Oltramari, enalteceu a iniciativa do colégio com esse evento sobre a história de Palmas. “Importante que os munícipes, principalmente, os alunos, junto aos professores e coordenadores de cursos tragam essa história do município, afinal, Palmas é a mãe de toda nossa região. A cidade tem uma história linda e gratificante que deve ser honrada e lembrada ano a ano, especialmente, pelos nossos professores que trabalham essa questão no dia a dia com os estudantes para que a história não seja esquecida”, pontuou.