18 de maio, é uma data que carrega um peso imenso de responsabilidade e de luta: é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Com o objetivo de abrir espaço para reflexão, informação e ação sobre o tema, no próximo dia (27), em Palmas, no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori, com início às 8h, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, juntamente com o Ministério Público, Delegacia da Polícia Civil, Depaltran e cobertura da TV A Folha, será promovido um dia de conscientização sobre esse tema. O evento contará com palestras e informações importantes.
A organização contará com a presença dos adolescentes da rede estadual de ensino dos sétimos anos. . “Precisamos enfatizar sobre a violência infantil, não apenas para entender a gravidade do problema, mas para que possamos, juntos, criar uma rede de proteção e garantir os direitos fundamentais de cada criança. Vamos ouvir, aprender e compartilhar. Que este momento sirva para fortalecer nosso compromisso com a infância, e para que possamos ser, cada um de nós, agentes de transformação”.
Data
Essa data foi instituída em memória a Araceli Cabrera Crespo, uma menina de apenas 8 anos, que foi brutalmente violentada e assassinada em 1973, em um crime que chocou o país. Desde então, o dia (18) de maio se tornou um marco na luta pelos direitos das crianças e adolescentes, especialmente no enfrentamento à violência sexual.
Fase
A infância é um período que deve ser marcado por amor, cuidado, proteção e desenvolvimento. No entanto, a realidade de muitas crianças é marcada por dor, medo e silêncios impostos pela violência – seja ela física, psicológica, sexual, negligência ou qualquer forma de abuso.