Pesquisar
Close this search box.

Cel Domingos Soares terá Ponto de Inclusão Digital do TRT-PR e do TRE-PR

Imagem de destaque - Cel Domingos Soares terá Ponto de Inclusão Digital do TRT-PR e do TRE-PR
Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O prefeito de Cel Domingos Soares, Jandir Bandiera, assinou na segunda-feira (24), o Acordo de Cooperação Técnica para implantação do Ponto de Inclusão Digital (PID) do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) e do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em Cel Domingos Soares.

O encontro, ocorrido no Paço Municipal, contou com a presença de autoridades locais, do presidente da OAB Palmas, Dr. Jeander Giotto, do presidente do TRT9, Desembargador Célio Horst Waldraff, e da Desembargadora Cláudia Cristina Cristofani, membro do TRE-PR.

De acordo com Des. Waldraff, Cel Domingos Soares é o segundo município do Paraná a receber o PID, um espaço que encurtará distâncias entre o Judiciário e os cidadãos. “Uma oportunidade excepcional de aproximar a justiça do cidadão. Vai haver um funcionário do município e toda a estrutura técnica necessária para essa inclusão digital”, explicou o desembargador, destacando que a informática contribui muito para a agilização dos serviços, pois um dos problemas encontrados está na chamada exclusão geográfica, que se resolve com a implantação do PID.

As duas instâncias do Poder Judiciário fornecerão os equipamentos e o município disponibilizará um servidor, que será capacitado, para atendimento ao público e auxílio no uso dos sistemas da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral.

“É uma forma de o cidadão ter um atalho direto para os sistemas de justiça e eu, como desembargadora federal, estou levando ao nosso presidente do Tribunal Regional Federal para que o Ponto de Inclusão Digital inclua, também a justiça federal. Assim os cidadãos deste município vão conseguir com muito mais celeridade ir no PID e pedir o que precisam para a justiça do trabalho e a justiça eleitoral”, comentou a Des. Cláudia Cristina Cristofani.

Para Bandiera, este é um momento muito importante de conquista para os domingosoarenses, que poderão solicitar e acompanhar serviços do TRT9 e do TER-PR no próprio município, não necessitando mais se deslocar a Palmas. “Nós assinamos esse termo de cooperação para que o Judiciário traga a Cel Domingos Soares esse ponto de atendimento aos cidadãos. Tendo aqui essa possibilidade vai diminuir custos, tempo e trazer benefícios à nossa população. É mais uma conquista da nossa administração”, enfatizou o prefeito.

Por fim, serão fornecidos para implantação do PID: 6 cadeiras fixas sem braços; 1 cadeira para digitador; 1 mesa para impressora; 1 desktop; 2 monitores; 1 mesa reta de 1,10m x 0,60m; 1 mesa de reunião de 1,50m x 1m; 1 impressora multifuncional e os periféricos para o computador, como teclados, mouses, câmeras e fones de ouvido com microfone. Após a construção do E-Fórum no município, pelo Tribunal de Justiça do Paraná, o PID passará para a nova estrutura. Enquanto isso, funcionará em sala reservada junto ao departamento de Cultura e Turismo, na Rua Afonso de Almeida Rocha, esquina com a Rua Ver. José Maria Beles da Silveira.

P.M.C.D.S.

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha