Na procissão de entrada foi introduzida a primeira imagem chegada em Palmas, em 1836, pelo Pe. Ponciano José de Araújo.
No domingo, (28), às 19h, deu-se início as celebrações da Novena em preparação para a 169ª Festa solene do Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, no dia (06) de agosto. O tema central da Novena é a reflexão da oração do Pai-Nosso.
No primeiro dia a santa Missa foi presidida pelo Pe. Wolney Toigo, Pároco da Catedral, concelebrada pelo Diácono Permanente Guilherme Cremasco e grande participação dos fiéis e noveneiros.
Na procissão de entrada foi introduzida a primeira imagem do Senhor Bom Jesus, quando chegou em Palmas em 1836, pelo Padre Ponciano José de Araújo, que se estabeleceu no município.
Pe. Ponciano teria chegado aos campos de Palmas, juntamente com a Bandeira de José Ferreira dos Santos. Conta a história que olharam então o calendário do dia, era (06) de agosto, justamente a festa da Transfiguração do Senhor, ou, como era popularmente conhecida, a Festa do Senhor Bom Jesus. Então, desse fato se confirma o Padroeiro, porém, com o acréscimo, “da Coluna”.
Padre Wolney diz que este é um momento especial e significativo ter presente a primeira imagem do Padroeiro da Catedral e da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, o Senhor Bom Jesus da Coluna, que celebra a 169ª Festa. O Pároco fez memória a Dom Carlos, primeiro bispo, e todos os sacerdotes, religiosos, religiosas e os pioneiros de Palmas, que exerceram serviços em prol do Reino de Deus, servindo a Igreja. Citou Dom Agostinho José Sartori (em memoriam), segundo Bispo da Diocese que afirmava que Palmas era uma cidade fidalga e hospitaleira.
Fotos: Foto Marchi – Fonte: Pascom Diocesana.