Foto: Coordenadora da UPA 24h, enfermeira Jurciney Santiago
Foto: Clínico Geral da UPA, Dr Francisco Coelho Lima Filho
Foto: UPA
Nas últimas semanas, ocorreu o aumento nas demanda por atendimentos médicos na UPA 24h, consequentemente, elevou-se o tempo de espera. Tal realidade ocorreu por um aumento drástico nos casos respiratórios. Diante deste cenário a população reclamou.
Para ter mais informações sobre as situações, a reportagem entrevistou a coordenadora da UPA 24h, enfermeira Jurciney Santiago e o clínico Geral da UPA, Dr Francisco Coelho Lima Filho.
A enfermeira, ressaltou sobre o fluxo de atendimento neste espaço de saúde, ressaltando sobre o período de espera de cada paciente. Revelou que é utilizado o Protocolo Manchester, classificando os atendimentos por cores (Vermelho, laranja, amarelo, verde e azul). “O paciente chega na recepção, passa pela triagem e o enfermeiro capacitado irá verificar os sinais vitais e as queixas do paciente, posteriormente, irá saber a cor da classificação, exemplo, com os sinais vitais normais, porém, com uma dor de cabeça ou tosse. O paciente poderá esperar a cor azul para ser atendido, não precisa ser atendido de imediato”, revelou ela.
Influenza
A enfermeira ressaltou ainda que o fluxo dos casos de Influenza é elevado, por isso a demora no atendimento. “As pessoas não gostam de esperar. Na UPA, são dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos por plantão. Das 19h ás 23h, um pediatra. Caso seja uma emergência o atendimento é imediato, é prioridade. A UPA está de portas abertas para atender, porém, tem prioridades, mas, também queremos respeito da população”.
Atendimentos
Destacou também que em períodos normais em 24h, eram atendidos entre 180 e 190 pacientes, atualmente, entre 380 e nos finais de semana já chegou em torno de 430 pacientes. “Isso que a população tem que entender que aumentou bastante os atendimentos. Peço para que nos dias de semana as pessoas procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s)”.
Atendimentos
O clínico Geral da UPA, Dr Francisco Coelho Lima Filho, enfatizou que a UPA, está de portas abertas para os atendimentos a todos os pacientes, independente do quadro ser emergencial ou não. “Temos a prioridade de atendimento seguindo o Protocolo de Manchester, realizada na triagem. Na demora do atendimento refere-se ao quadro clínico e não pelas questões pessoais. Para isso a população deve ter a confiança no trabalho exercido por toda equipe. Os atendimentos de emergência são encaminhados ao hospital Santa Pelizzari e outros ficam na enfermaria aguardando o resultado de exames complementares. A população tem que entender essa complexidade do trabalho técnico profissional de todo os componentes da UPA. Em nenhum momento a população irá ficar desassistida”, comentou ele e explicou que a questão respiratório aumentou muito a demanda na UPA 24h.
Classificação de Risco do Protocolo Manchester
Vermelho: Emergência – 0 min;
Laranja: Muito urgente – 10 min;
Amarelo: Urgente – 60 min;
Verde: Pouco urgente – 120 min;
Azul: Não urgente – 240 min
Fonte: CEPRN.


Foto: Clínico Geral da UPA, Dr Francisco Coelho Lima Filho