Carnaval no Paraná: confira as programações de Curitiba e principais cidades do Litoral

Carnaval no Paraná: confira as programações de Curitiba e principais cidades do Litoral
Prefeitura de Guaratuba
erinéia

O Carnaval está chegando, e as maiores celebrações no Paraná já têm programação confirmada. Neste ano, as festividades ocorrem oficialmente entre sábado (1º de março) e terça-feira (4). Destaque para Curitiba e as cidades do Litoral, que oferecem uma agenda variada e prometem atrair grande público. Segundo a Prefeitura de Curitiba, a rodoviária da capital terá um movimento 10% maior em relação ao feriado de 2024, estimando 41 mil embarques e 34 mil desembarques no período. Apenas na quinta-feira (27), são esperados 9 mil embarques, e na sexta-feira (28), 18,5 mil pessoas devem deixar a cidade.

Na capital paranaense, o Carnaval do ano passado reuniu aproximadamente 40 mil pessoas em dois dias. Para 2025, as comemorações acontecem no sábado e domingo (1º e 2) com desfiles e atividades na Rua Marechal Deodoro. Dez escolas de samba – cinco do Grupo Especial e cinco do Grupo de Acesso – concorrem ao título de campeã.

No sábado, o Carnaval Nerd movimenta a Praça Zacarias a partir das 11h, reunindo fãs da cultura geek. Blocos de personagens de séries, filmes, HQs e animes seguem em desfile até a Rua Dr. Faivre, onde um palco será montado para concurso de cosplay, apresentações e atividades interativas. À tarde, o tradicional Baile Infantil ocorre das 14h às 17h. A partir das 18h, blocos carnavalescos animam o público até o desfile noturno das escolas de samba do Grupo Especial. A Leões da Mocidade abre os desfiles às 21h10, seguida por Enamorados do Samba, Deixa Falar, Mocidade Azul e, encerrando a noite, Acadêmicos da Realeza, por volta da 1h50.

No domingo, ao meio-dia, a Marcha Zombie Walk reúne fãs do gênero terror na Boca Maldita e segue pela Rua XV de Novembro até a Praça Santos Andrade, com shows de bandas locais. Na Marechal Deodoro, o Baile Infantil tem nova edição das 15h às 17h. Em seguida, os blocos carnavalescos ganham destaque às 19h, e as escolas do Grupo de Acesso desfilam a partir das 21h45, encerrando a programação de domingo às 2h20.

No Litoral, o Carnaval também atrai grande público, sendo o destino de 35% das pessoas que embarcam na rodoviária de Curitiba. Em Matinhos, o Grito de Carnaval acontece na quarta-feira (26), às 17h, na Casa da Cultura no Calçadão Central. Na sexta-feira (28), a partir das 16h, será realizada a Folia de Boi Mamão, seguida por diversas atividades e blocos ao longo do fim de semana.

Antonina brilha com uma das festas mais tradicionais do Paraná, cuja abertura oficial está marcada para sexta-feira (28), às 21h. Durante o Carnaval, haverá desfiles de blocos e escolas de samba, trios elétricos e shows, além de competições e bailes adultos e infantis. As festividades seguem até terça-feira com artistas nacionais e atrações para todas as idades.

Em Morretes, a programação vai de 1º a 4 de março. Entre sábado e domingo, apresentações de blocos e bandas carnavalescas começam às 15h, com destaque na segunda-feira para os desfiles de escolas de samba e participação do bloco curitibano Garibaldis e Sacis. Na terça-feira, shows e blocos infantis encerram a festa.

Pontal do Paraná concentra sua programação de 1º a 4 de março em cinco balneários: Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul. Com três trios elétricos, matinês e um palco fixo em Santa Terezinha, a cidade oferece uma festa animada para os foliões.

Em Guaratuba, os festejos começam na sexta-feira (28) e seguem até a terça-feira (4). Quatro palcos espalhados pela Avenida 29 de Abril vão receber shows e apresentações variadas. No sábado, a Praça dos Namorados será palco de programação cultural, com Boi de Mamão, capoeira, apresentações musicais e DJs. O encerramento será marcado pelo Carnaval Infantil no Palco Sunset, às 16h, na terça-feira.

Paranaguá celebra o tradicional Carnailha na terça-feira (4), a partir das 16h, com as festividades concentradas na Ilha dos Valadares. Já Guaraqueçaba promove sua festa no sábado (1º), com o Baile da Ilha Rasa às 20h.

Para quem está em busca de eventos alternativos ou em outras partes do Paraná, a Secretaria do Turismo (Setu-PR) e o Viaje Paraná divulgaram diversas opções de celebrações tradicionais e inovadoras, abrangendo destinos variados no estado.

Imagem de destaque - TV A Folha
Anuncio