Cardeais brasileiros se isolam no Vaticano para participar do conclave que elegerá o novo papa

Cardeais brasileiros se isolam no Vaticano para participar do conclave que elegerá o novo papa
Lucas Sarzi/Banda B
ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Compartilhar
erinéia

Os sete cardeais brasileiros que participarão do conclave que elegerá o novo papa entraram em isolamento nesta quarta-feira (7) na Casa Santa Marta, no Vaticano. É lá que eles permanecerão hospedados e isolados até o anúncio do novo pontífice. Seis deles estavam anteriormente residindo no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, uma instituição religiosa administrada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O grupo deixou o colégio às 20h30 de Roma (15h30 de Brasília), utilizando duas vans disponibilizadas pelo local.

Os cardeais brasileiros participantes do conclave são: dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo; dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil; dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília; dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus; e dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB. O sétimo participante, dom João Braz de Aviz, que reside em Roma, seguiu diretamente para a Casa Santa Marta. Aviz possui 14 anos de experiência como prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, cargo que ocupou até janeiro deste ano.

Antes da saída das vans, os cardeais participaram de um momento de oração diante de um altar montado na entrada do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. O altar incluía a bandeira do Brasil e uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Durante o encontro, foram entoados hinos religiosos, seguidos pela recitação do Credo, do Pai Nosso e da Ave Maria. Além dos seis cardeais eleitores presentes, o arcebispo emérito de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis, também acompanhou o momento, embora, com 88 anos, esteja acima da idade limite para integrar o conclave.

Dom Raymundo deu sua bênção aos cardeais e declarou: “Que o Espírito Santo ilumine nessa missão tão importante, esse acontecimento tão grande para a igreja do mundo e também para nós do Brasil, porque temos sete cardeais participando nesse conclave. Um número significativo, aliás, é o número da perfeição, né? Então, são os melhores cardeais que nós temos para o conclave.”

ALEP - PARANÁ COM TUDO E COM TODOS (copy at 2025-06-02 15:42:55)
Imagem de destaque - TV A Folha