A Câmara de Vereadores de Palmas conquistou o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que verifica a transparência das informações dos órgãos públicos. A Casa de Leis alcançou o índice de 93,85%. No Paraná, dos 390 questionários respondidos entre Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa, 79 receberam este mesmo Selo, perfazendo 20,3%, já a nível nacional ficou em 9,3%.
O ranking foi divulgado no Radar da Transparência Pública, em Foz do Iguaçu, durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.
“As atividades realizadas consistiram em um trabalho em conjunto com os servidores da Câmara. Em primeiro momento houve a coleta de dados como receitas, despesas, licitações, diárias, obras, contratos, entre outros. Posteriormente, esses dados foram organizados e divulgados no Portal da Transparência de maneira acessível para os cidadãos. Sendo assim, atingir o Selo Ouro em Transparência é uma grande conquista para a Câmara Municipal de Palmas”, pontuou o Controlador Interno da Câmara e o Gestor do Portal da Transparência, Luiz Henrique Rocha.
O presidente do Legislativo, Paulo Bannake (Cidadania), ressaltou que o resultado é um conjunto de fatores, com o apoio dos servidores concursados, demais colaboradores e a Mesa Diretora para divulgação de todas as informações de maneira transparente e ágil. “Reiteramos o compromisso com a ética, a responsabilidade e a boa governança. Temos a obrigação de prestar essas informações, e acima de tudo deixar o munícipe bem informado das ações e dos gastos desenvolvidas pelo Legislativo Palmense”, assinalou o Presidente.