Um bebê foi deixado pela primeira vez em um berçário anônimo, semelhante à antiga roda dos expostos, em um hospital do distrito de Sumida, em Tóquio, Japão. O berçário é destinado a pais que optam por deixar recém-nascidos aos cuidados da assistência social e foi inaugurado no Hospital San-ikukai no dia 31 de março. De acordo com o jornal Japan Today, o bebê está em boas condições de saúde.
Este é o segundo projeto do tipo no Japão. O primeiro, chamado ‘berço da cegonha’, foi inaugurado em 2007 no Hospital Jikei, na cidade de Kumamoto. Desde então, 170 bebês já foram deixados no local, conforme informado pelo Japan Today.
No Hospital San-ikukai, a estrutura está localizada no primeiro andar e conta com um cesto onde bebês de até quatro meses podem ser deixados. O espaço é monitorado, e as crianças deixadas recebem cuidados médicos antes de serem encaminhadas a centros de assistência ou lares adotivos.
A criação do berçário em Tóquio responde à crescente demanda pelo suporte gerada por gestações indesejadas, especialmente entre mulheres em situação de pobreza ou vítimas de abusos.