Pesquisar
Close this search box.

Auxílio Gás: saiba como aderir através do bolsa família e caixa tem

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O Governo Federal, através do programa Bolsa Família, anunciou a disponibilização do Auxílio Gás, benefício criado durante a pandemia e que continuará disponível em 2024. Com um valor de R$102,00 mensais, o auxílio tem como objetivo ajudar famílias de baixa renda a custear o botijão de gás de cozinha.

O que é e como funciona o Auxílio Gás?

Auxílio Gás é um suporte financeiro direto do Governo Federal, que visa garantir às famílias de baixa renda o acesso a um recurso essencial – o gás de cozinha. Para se ser elegível ao benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), sistema utilizado pelo governo para selecionar os beneficiários de seus programas sociais.

Valor do Auxílio Gás e Calendário de Pagamentos

Auxílio Gás terá um valor de R$ 102 a partir de fevereiro, montante definido com base no preço médio do botijão de gás de 13 kg em todo o país. O pagamento será realizado pelo Governo Federal por meio da poupança social digital Caixa Tem.

calendário de pagamentos segue a mesma ordem estabelecida para o Bolsa Família, com os créditos ocorrendo de acordo com o Número de Identificação Social (NIS), recebido durante a inscrição no CadÚnico. O calendário completo pode ser conferido abaixo:

  • Dígito final 1: 16 de fevereiro
  • Dígito final 2: 19 de fevereiro
  • Dígito final 3: 20 de fevereiro
  • Dígito final 4: 21 de fevereiro
  • Dígito final 5: 22 de fevereiro
  • Dígito final 6: 23 de fevereiro
  • Dígito final 7: 26 de fevereiro
  • Dígito final 8: 27 de fevereiro
  • Dígito final 9: 28 de fevereiro
  • Dígito final 0: 29 de fevereiro

O Impacto do Auxílio Gás na Vida das Famílias

O benefício contribui grandemente na vida financeira das famílias de baixa renda, aliviando suas despesas e permitindo a realocação de recursos para outras necessidades básicas, como alimentação e educação. Além disso, garante maior segurança alimentar, pois possibilita o uso de gás de cozinha no preparo de refeições saudáveis.

Como se cadastrar no Cadastro Único

Revisão no CadÚnico: como não perder seu benefício?

Para se ter acesso ao Auxílio Gás e outros programas sociais, a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) é indispensável. Para realizar essa inscrição, as famílias devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, munidos dos documentos necessários, para realizar a inclusão.

Outros Benefícios Sociais Disponíveis

Além do Auxílio Gás, o Governo Federal dispõe de outros programas socioassistenciais para famílias de baixa renda. Entre eles, o Bolsa Família, que auxilia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza; o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que beneficia idosos e pessoas com deficiência; o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (Microcrédito).

 

Com informações BM&CNEWS

 

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha