Pesquisar
Close this search box.

Audiência Pública amplia debate sobre os Planos de Mobilidade Urbana e de Transporte Coletivo

Imagem de destaque - Rascunho automático
Compartilhar

O futuro da mobilidade urbana e do transporte público de Palmas será discutido na 2ª Audiência Pública dos Planos de Mobilidade Urbana e de Transporte Coletivo, que acontecerá no próximo dia (21), às 19h, no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori, localizado na Av. Clevelândia, n.º 521, no Centro.

Na ocasião, os cidadãos poderão conhecer os produtos da quarta e última etapa dos Planos, “Aplicabilidade e Gestão”, e poderão contribuir com críticas, dúvidas e sugestões. Técnicos da Prefeitura e da Consultoria URBTEC™ irão apresentar uma síntese dos trabalhos e responderão os questionamentos dos participantes.

O planejamento é fundamentado no prognóstico e nas propostas construídas na etapa anterior, com base na leitura técnica das demandas municipais e em contribuições da sociedade civil.

Quanto ao Plano de Mobilidade Urbana, será debatido o conteúdo do produto quatro, “Institucionalização e Gestão”, que inclui: o Plano de Ações e Investimentos; a revisão da estrutura administrativa municipal; o processo de monitoramento e acompanhamento; e as minutas de lei que serão encaminhadas à Câmara Municipal para apreciação.

O conteúdo do quarto produto do Plano de Transporte Coletivo, “Minuta do Edital”, compreende: a minuta do edital de licitação do sistema de transporte público coletivo urbano. Após a finalização do Plano, um processo licitatório será aberto para que empresas se candidatem para prestar os serviços de transporte coletivo.

A pactuação que será feita com a sociedade é fruto de levantamentos de dados, pesquisas de campo e análises técnicas somadas às contribuições da população nos eventos públicos anteriores, como as duas oficinas comunitárias e a primeira audiência pública, e também as sugestões enviadas para o e-mail “[email protected]”. Todo o material coletado subsidiou a proposição de melhorias para os deslocamentos em Palmas, culminando na fase de consolidação de tais diretrizes.

O Plano de Mobilidade prevê melhorias para as condições de calçadas, da sinalização, da pavimentação de ruas, da segurança viária, além de incentivos para o uso de bicicletas e da infraestrutura viária de maneira geral. Já o Plano de Transporte Coletivo diz respeito à aprimoramentos da operação do sistema de transporte coletivo e escolar com ações para melhorias da frota, revisão de linhas e itinerários, entre outros.

A participação de toda a população é fundamental para consolidação os Planos, sendo mais uma oportunidade para a sociedade participar do processo de planejamento do município. Os documentos e mais informações estão disponíveis na página dos Planos no site da Prefeitura: https://pmp.pr.gov.br/mobilidade.

Serviço

2ª Audiência Pública dos Planos de Mobilidade Urbana e de Transporte Coletivo de Palmas;

Data: 21/02/2024 (quarta-feira);

Horário: 19h;

Local: Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori;

Endereço: Av. Clevelândia, 521 – Centro.

 

 

Imagem de destaque - ALEP
Imagem de destaque - TV A Folha