A Câmara de Vereadores de Palmas aprovou em primeira votação um Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo, para destinar um terreno, localizado ás margens da Rua Cap Paulo de Araújo, para a construção da Delegacia Cidadã. Nas proximidades, já existe a estrutura do DEPEN, Cartório Eleitoral e Fórum da Comarca.
A Lei, já havia sido aprovada em 2020, porém, como não ocorreu a construção, e, constava em uma cláusula, o terreno retornou a posse da municipalidade. A segunda votação irá ocorrer na sessão do dia (12), sendo aprovada, posteriormente, será sancionada e publicada pelo Prefeito, Daniel Langaro.
Segundo comentou a delega da DP de Palmas, Drª Alini Simadon, a obra deverá custar entre R$ 4 milhões e 5 milhões, será custeada através da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP).
Consta no projeto que a estrutura irá possibilitar aos munícipes ainda mais qualidade no atendimento e os profissionais da delegacia terão um espaço adequado para realizarem suas funções.
Entre as diferenças para as estruturas comuns estão acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados, além de salas para atendimentos seletivos, com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos, e ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos.